
As estradas em Portugal têm, nesta altura, 98 radares em funcionamento, 12 dos quais de velocidade média: são 37 dispositivos a mais, instalados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) em setembro de 2023.
Os radares de velocidade média são diferentes dos tradicionais, que apenas registam a velocidade instantânea num ponto fixo. Estes dispositivos calculam a velocidade média entre dois pontos de deteção, penalizando os condutores que excedem o limite ao longo do troço monitorizado. Além disso, algumas das novas câmaras são bidirecionais, ou seja, conseguem fiscalizar o trânsito em ambas as direções, aumentando a eficácia da fiscalização. Tome nota da respetiva localização:
Autoestradas:
A1 (Santarém e Mealhada);
A3 (Braga e Trofa);
A25 (Águeda);
A42 (Paços de Ferreira).
Itinerários Complementares (IC):
IC2 (Loures e Rio Maior);
IC19 (Sintra).
Estradas Nacionais (EN):
EN10 (Montijo e Vila Franca de Xira);
EN109 (Figueira da Foz);
EN211 (Marco de Canaveses).
Para garantir uma maior transparência, tem à sua disposição um mapa interativo onde pode consultar os pontos exatos onde estão instalados os radares de velocidade fixa: no mapa, estão cobertas as várias regiões de Portugal e fornece informações detalhadas, como a localização, o tipo de radar e os limites de velocidade aplicáveis. Tem a lista completa neste link.