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O conceito de veículos elétricos (EV) na China já está ultrapassado, apontou esta terça-feira a publicação ‘Business Insider’: isto porque a indústria automóvel chinesa está realmente focada – e cada vez mais… – nos chamados EIV (veículos elétricos inteligentes).
Esta é a palavra da moda no país asiático, avançou Pan Jian, presidente da CATL, grande fabricante de baterias e principal fornecedora da Tesla, durante o Fórum Económico Mundial, em Davos (Suíça), que indicou que está a tonar-se hábito trocar o termo EV por EIV. Mais: de acordo com o responsável, o EIV é o grande motivo pelo qual o negócio automóvel tem crescido tanto na China.
Segundo Jian, é o “casamento perfeito entre o E e o I” que tem feito disparar marcas com a BYD, por exemplo, uma vez que “oferece um conjunto completo de novos recursos aos consumidores, que não podem ser oferecidos em carros tradicionais com motor a combustão”.
Também Zoe Zhang partilhou da opinião de Pan Jian: para o analista e consultor da Rho Motion, o EIV é um termo cada vez mais frequente na China, uma vez que reflete o desejo das marcas em manterem-se relevantes num mercado cada vez mais competitivo, onde a procura pelo “I” é cada vez mais preponderante.
De acordo com Zhang, “é mais fácil incorporar essas funções inteligentes em veículos elétricos do que em veículos tradicionais com motor a combustão por causa dos chips”, razão pela qual marcas como a Xiaomi e a Huawei se viraram para os EV.