
A Comissão Europeia lançou hoje um diálogo estratégico com a indústria automóvel europeia comprometendo-se a apresentar em 05 de março medidas de emergência para vencer o desafio da eletrificação dos veículos face à concorrência da China.
A presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, anunciou, na abertura dos trabalhos, um plano de ação para 05 de março que abordará um leque de questões relevantes para o setor, tais como a garantia de acesso a talentos e recursos, a promoção da inovação tecnológica e o desenvolvimento de veículos da próxima geração e o estabelecimento de um quadro regulamentar pragmático e previsível, segundo um comunicado.
“Este plano de ação traçará um rumo claro para garantir que a nossa indústria possa prosperar na Europa e competir com êxito numa cena global”, referiu Ursula von der Leyen.
Para a líder da Comissão, “a indústria automóvel europeia está num ponto de viragem” e a União Europeia (UE) está a agir rapidamente para a ajudar a enfrentar os desafios.
Entre os 22 participantes contam-se a Volkswagen, BMW, Mercedes, Volvo e Renault, bem como fabricantes de equipamentos, sindicatos, organizações não-governamentais e representantes dos consumidores.
O setor emprega cerca de 13 milhões de pessoas na UE e representa cerca de 7% do seu Produto Interno Bruto.