
A BYD superou, pela primeira vez, as vendas da Tesla em Portugal. No primeiro mês do ano, a fabricante chinesa matriculou 392 veículos, ultrapassando a marca de Elon Musk por três unidades.
De acordo com os dados da ACAP, o crescimento da BYD, presente no mercado português há menos de dois anos, foi impulsionado pela subida de 158,6% nas vendas de elétricos, atingindo 331 unidades, igualando a BMW.
Enquanto isso, a Tesla registou uma quebra de 29,1% face a janeiro de 2023, entregando apenas 389 automóveis. Outras marcas chinesas também cresceram, com a MG a subir 23,7%, para 120 veículos, e a Xpeng a superar marcas como a Nissan e a Smart, ao matricular 50 carros. Já a Porsche surpreendeu ao vender 109 unidades, ultrapassando Opel, Volkswagen e Audi.
Apesar do abrandamento da Tesla, o segmento de elétricos manteve a trajetória positiva, com um aumento de 30,9% nas vendas, totalizando 3.265 unidades. A Peugeot, Dacia, Kia e Renault também registaram subidas expressivas nas vendas de elétricos puros. Em contrapartida, os híbridos plug-in caíram 10,5%, enquanto os híbridos convencionais cresceram 29,1%.
No geral, o mercado automóvel nacional iniciou 2025 com uma quebra de 9,6% face ao mesmo mês do ano passado. As vendas de ligeiros de passageiros caíram 7,8%, e os ligeiros de mercadorias e pesados registaram descidas ainda mais acentuadas, de 12,3% e 39,9%, respetivamente. A Peugeot manteve-se líder no segmento de ligeiros de passageiros, apesar de uma quebra de 31,9%, enquanto a Dacia segurou a segunda posição e a Toyota fechou o pódio.