
A produção do Q8 e-tron na Europa está prevista terminar em Bruxelas no próximo dia 28, após o qual a Audi vai fechar a fábrica: no entanto, apesar de as linhas de produção estarem ‘ociosas’ desde novembro – inicialmente devido a greves da força de trabalho descontente, mais tarde aparentemente devido à falta de peças -, vão ser retomadas esta quinta-feira
Foi então assumido que mais nenhum Q8 e-tron sairia da fábrica da capital belga antes do fecho oficial da fábrica. No entanto, não será esse o caso, assumiu a marca dos quatro anéis à publicação ‘electrive’. “Tendo lançado recentemente um plano social conjunto para os funcionários da Audi Bruxelas, estamos atualmente concentrados no regresso da produção, que está planeada para 6 de fevereiro”, disse um porta-voz da marca alemã.
A Audi não especificou quantos veículos serão construídos nas três semanas restantes, mas admitiu que está abaixo do seu próprio plano. “Devido à reestruturação no local de Bruxelas e às consequências resultantes nas últimas semanas e meses, menos veículos vão ser produzidos do que o inicialmente planeado”, continuou o porta-voz. “À luz desses desenvolvimentos, infelizmente temos de cancelar alguns pedidos de clientes que já haviam sido feitos. Informaremos os clientes afetados imediatamente através dos nossos revendedores. Claro que ofereceremos a oportunidade de mudar para outro modelo atraente no nosso novo portfólio BEV.” Ou seja, alguns clientes ainda receberão o seu Q8 e-tron, e outros não.
A fábrica em Bruxelas foi considerada subutilizada durante anos: é uma fábrica totalmente elétrica desde 2018, inicialmente com o Audi e-tron quattro, mais tarde renomeado para Q8 e-tron. A fábrica foi projetada para 120 mil veículos por ano, mas o modelo SUV ultrapassou os 47.900 veículos em 2022. A Audi criticou repetidamente a localização da fábrica de Bruxelas no passado por dificultar a expansão e a logística interna – ambas necessárias para operar o local economicamente.
Em 2024, a Audi decidiu construir o sucessor do Q8 e-tron no México e não operar mais na fábrica de Bruxelas. Em vez disso, a Audi procurou um comprador para a fábrica até ao outono, mas desistiu da procura no final de novembro.