Bolt reforça segurança na aplicação com duas novas funcionalidades: saiba o que vai mudar

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Bolt reforça segurança na aplicação com duas novas funcionalidades: saiba o que vai mudar

Após ter anunciado, em outubro passado, um investimento de 100 milhões de euros em segurança ao longo dos próximos três anos em 18 mercados, a Bolt avança com o lançamento de duas novas funcionalidades nos seus serviços TVDE em Portugal: Contactos de Confiança e Códigos de Recolha. Estas novidades estão entre as primeiras iniciativas desta estratégia global e visam tornar as viagens ainda mais seguras.

“A segurança é a nossa principal prioridade nos serviços TVDE. Acreditamos que a otimização de processos é fundamental quando está em causa a proteção de passageiros e motoristas, e estas novas funcionalidades representam um passo importante para continuarmos a garantir viagens seguras e de qualidade”, afirma Mário de Morais, responsável de ride-hailing da Bolt em Portugal.

A funcionalidade Contactos de Confiança permite que passageiros e motoristas de frotas parceiras adicionem contactos telefónicos de amigos ou familiares a uma lista associada à sua conta. O objetivo é garantir uma resposta rápida a notificações, pedidos ou incidentes de segurança, caso não seja possível contactar diretamente o titular da conta. “Com a introdução dos Contactos de Confiança, queremos reforçar e agilizar os esforços já realizados pela nossa equipa de segurança, garantindo que conseguimos rapidamente escalar uma notificação do Ride Check ou um pedido de Assistência de Emergência para um amigo ou familiar, caso não consigamos contactar o próprio titular da conta Bolt”, explica o responsável.

Já a ferramenta Códigos de Recolha gera um código único de quatro dígitos que deve ser confirmado tanto pelo passageiro como pelo condutor antes do início da viagem. O motorista, ao chegar ao ponto de recolha, é notificado de que a viagem requer a inserção desse código, só podendo iniciar o trajeto após a confirmação da correspondência na aplicação. A funcionalidade, opcional, pode ser ativada pelos utilizadores, inclusive apenas em viagens noturnas. “Os Códigos de Recolha vão ajudar a evitar o desencontro entre condutores e passageiros, especialmente quando o local de recolha é muito movimentado, quando um passageiro não se apercebe que entrou no carro errado ou quando está escuro e é difícil verificar os detalhes da matrícula”, acrescenta Mário de Morais.

Contactos de Confiança e Códigos de Recolha juntam-se, assim, a um conjunto de outras funcionalidades, como o Ride Check, que deteta proativamente situações anómalas durante uma viagem; o Unmatching, que permite nunca mais encontrar um motorista se for classificado com uma estrela; a Partilha de Localização, que permite a partilha em tempo real da viagem com amigos e familiares; e o Botão de Emergência, que ajuda os utilizadores a alertar de forma rápida e discreta os serviços de emergência ou parceiros de segurança privada.

A Bolt começou a operar em Portugal em 2018. Atualmente, o seu serviço TVDE já cobre virtualmente todo o território continental. No que toca à micromobilidade – trotinetes e bicicletas elétricas – já está presente em 16 cidades ao nível nacional. Outros produtos incluem ainda a Bolt Food, atualmente presente nas Grandes Lisboa e Porto, Braga e Coimbra, e a Bolt Market, um serviço de entrega de mercearias em 15 minutos, em Lisboa.