
No Salão de Shanghai de 2021, o Audi A6 e-tron concept fez a sua estreia como precursor de uma família inovadora de modelos totalmente elétricos em larga escala. Agora, o Audi A6 e-tron é lançado nas versões Sportback e Avant. Enquanto segundo modelo baseado na plataforma elétrica Premium Platform Electric (PPE), oferece as já reconhecidas qualidades desta base, como performance, autonomia, eficiência e carregamento. É também o primeiro modelo da plataforma a incorporar um conceito de piso plano.
O exterior destaca-se pelo design imponente, desportivo e perfeitamente proporcionado. O interior reflete a nova filosofia de design da Audi.
Dependendo do equipamento escolhido, o A6 e-tron apresenta várias inovações, como espelhos exteriores virtuais de segunda geração, um teto panorâmico em vidro com controlo de transparência e anéis iluminados na parte traseira. É já possível realizar encomendas do novo A6 e-tron, com preços a partir de 66.900 €.
“O A6 e-tron é o primeiro modelo totalmente elétrico da Audi disponível nas carroçarias Sportback e Avant”, afirmou Gernot Döllner, CEO da AUDI AG. “O seu design marcante oferece a melhor aerodinâmica da gama da Audi e, consequentemente, maior eficiência. Com uma autonomia superior a 700 quilómetros e uma dinâmica excecional, este modelo vai entusiasmar as pessoas com a mobilidade elétrica.”
O exterior: elegante e progressivo
O design limpo da carroçaria do Audi A6 e-tron foca-se na dinâmica, elegância e progressividade. A frente é simultaneamente harmoniosa, homogénea e expressiva.
Os faróis diurnos ultrafinos e a grelha larga conferem ao A6 e-tron* uma aparência baixa e larga na estrada. Uma máscara preta envolve a grelha Singleframe invertida e totalmente fechada, refletindo a linguagem de design específica dos modelos e-tron. Os faróis principais e outros elementos funcionais, como os sensores do sistema de assistência ao condutor e as entradas de ar, estão integrados na máscara escura que circunda o veículo, tornando-os quase invisíveis.
A linha dinâmica do tejadilho repousa sobre uma base robusta com reduzida altura ao solo. As formas esculturais e musculadas destacam o sistema de tração quattro e são um elemento central do ADN de design da Audi.
A bateria, localizada no coração do automóvel, é destacada por um painel preto no lado inferior, conferindo ao veículo uma aparência plana, esguia e dinâmica quando visto de perfil. Este elemento estende-se até à traseira, integrando os refletores e criando a ilusão de maior comprimento. A carroçaria Avant apresenta também uma linha de tejadilho muito plana, com o pilar C inclinado para a frente, criando um elemento visual distintivo. Um acabamento em alumínio, que se estende desde o pilar A até ao spoiler do tejadilho, reforça o impacto visual único do A6 Avant e-tron.
Na traseira, o design combina elegância desportiva com uma presença poderosa. A arquitetura limpa, complementada por uma faixa contínua de luzes tridimensionais, confere clareza e equilíbrio ao design. O spoiler traseiro distinto realça o perfil desportivo da carroçaria Sportback, enquanto o difusor traseiro reforça a aparência dinâmica do veículo.



Dimensões e espaço
Com 4.928 mm de comprimento, 1.923 mm de largura (excluindo os espelhos), e uma altura de 1.527 mm no Avant ou 1.487 mm no Sportback, o A6 e-tron oferece espaço máximo, conforto e funcionalidade para o dia a dia. A distância entre eixos é de 2.946 mm.
Jantes e acabamentos
O A6 e-tron vem equipado de série com jantes aerodinâmicas de 19 polegadas com design de cinco braços dinâmicos. Na versão S line, o modelo conta com jantes de 20 polegadas em Cinzento Graphite com design de cinco raios. O S6 e-tron* inclui jantes de 20 polegadas de série, estando ainda disponíveis como opção jantes atrativas de até 21 polegadas. Há nove designs diferentes disponíveis, desde os desportivos aos elegantes, incluindo seis da Audi Sport.
Cores e variantes exteriores
O exterior do Audi A6 e-tron está disponível nas variantes Basic, S line e S. Até oito cores exteriores estão disponíveis no lançamento de mercado, incluindo a pintura base Cinzento Magnet e outras como Branco Glacier metalizado, Cinzento Typhoon metalizado e Preto Mythos metalizado, que destacam o design exterior poderoso e progressivo. Duas tonalidades de azul também estão disponíveis: Azul Plasma metalizado e Azaul Malpelo metalizado, a que se somam Cinzento Daytona e Siam Beige Metallic.
Aerodinâmica excecional
A aerodinâmica é uma parte fundamental da longa história de sucesso da Audi. Ícones do passado, como o Audi 100 (C3) e o Audi 80 (B3), também eram veículos de segmento médio em que a aerodinâmica se destacava.
O valor de coeficiente da terceira geração do Audi 100 permanece lendário. Em 1982, este modelo estabeleceu-se como o campeão mundial de aerodinâmica em todas as classes, com um Cd de 0,30, superando amplamente os concorrentes da época e mantendo essa vantagem durante muitos anos. Agora, o Audi A6 e-tron escreve o próximo capítulo dessa história de sucesso.
Na Audi, não há contradição entre design desportivo e aerodinâmica: uma configuração básica ideal e inúmeros ajustes de precisão resultaram num valor Cd excecional de 0,21 para o Sportback, tornando-o o Audi mais aerodinâmico de todos os tempos e o melhor veículo de todo o Grupo VW. O Avant, com um Cd de 0,24, também atinge resultados excelentes, posicionando-se como um dos melhores no seu segmento.
A parte frontal do Audi A6 e-tron apresenta uma aerodinâmica otimizada com cortinas de ar (air curtains) que melhoram o fluxo de ar ao redor da frente e das rodas. A zona do habitáculo é extremamente esguia e a linha do tejadilho inclina-se suavemente para trás. Sob a grelha Singleframe existe uma entrada de ar adaptativa que permite que o vento de frente flua por esta área com perdas mínimas. Este sistema é ainda mais eficiente graças a componentes adicionais. O conceito aerodinâmico também depende da zona inferior do veículo, que inclui várias peças ajustadas com precisão, como os revestimentos das rodas adaptados e ajustados especificamente para as carroçarias Sportback e Avant, além das zonas de deformação programada, da bateria, do eixo traseiro e dos painéis laterais.
Um difusor traseiro largo e aerodinamicamente otimizado garante o equilíbrio ideal entre a dianteira e a elevação do eixo traseiro. A carroçaria Avant também conta com um spoiler adicional no difusor. Aero bezels, ou seja, arestas de separação laterais na traseira do A6 Avant e-tron*, permitem alcançar uma separação claramente definida do fluxo de ar. O spoiler de tejadilho baixo contribui para uma zona de turbulência reduzida atrás do carro, o que também melhora a aerodinâmica.
O conceito aerodinâmico é complementado por otimizações nas rodas de diferentes dimensões. Por exemplo, estão disponíveis jantes aerodinâmicas de 21 polegadas com coberturas de plástico.
Os espelhos exteriores virtuais opcionais fazem parte dos componentes aerodinâmicos testados e comprovados no Audi Q8 e-tron. No Audi A6 e-tron, são utilizados na segunda geração e agora apresentam a função de rebatimento elétrico. As câmaras compactas dos espelhos são aerodinâmicas, o que reduz a área frontal do veículo e melhora o valor Cd.
Tecnologia de iluminação inovadora
Com o novo Audi A6 e-tron, a Audi reforça o seu papel de liderança no design e na tecnologia de iluminação – uma parte essencial do ADN da marca. Os faróis e as luzes traseiras tridimensionais apresentam assinaturas de luz digitais que unem os mundos físico e digital. Dependendo do equipamento escolhido, a gama Audi A6 e-tron oferece luzes de circulação diurna digitais com tecnologia LED na frente e luzes traseiras digitais OLED de segunda geração.
Com cerca de 45 segmentos por painel OLED digital, o A6 e-tron permite comunicação car-to-X, aumentando a segurança rodoviária. Graças à simbiose perfeita entre o design da luz e a nova tecnologia, as luzes no Audi A6 e-tron são mais vibrantes e inteligentes do que nunca.
As luzes traseiras digitais OLED de segunda geração têm dez painéis OLED com 450 segmentos, que usam um algoritmo especialmente desenvolvido para gerar uma nova imagem várias vezes por segundo.
A assinatura digital ativa de luz aponta o caminho para o futuro da tecnologia de iluminação na Audi. Na frente, a assinatura de luz digital ativa é criada pela interação do algoritmo com doze segmentos que regulam a intensidade da luz para cima e para baixo. Na traseira, todos os segmentos digitais OLED são usados. Os segmentos individuais interagem de tal forma que a intensidade luminosa da assinatura de luz permanece constante, sem variações visíveis.
Com a segunda geração de luzes traseiras digitais OLED, a Audi está a elevar o design, a gama de funcionalidades e a segurança a um novo nível. A indicação de proximidade, uma funcionalidade já conhecida de outros modelos Audi, foi expandida no novo A6 e-tron* para incluir a luz de comunicação. Esta funcionalidade alerta outros utilizadores da estrada com antecedência sobre acidentes e avarias. Para isso, a luz de comunicação nas luzes traseiras digitais OLED 2.0 avisa quem circule atrás para situações rodoviárias críticas, exibindo uma assinatura de luz traseira específica e estática com símbolos de aviso integrados, além do grafismo base da luz traseira.
A tecnologia de iluminação também está a estabelecer novos padrões em personalização: com oito assinaturas digitais nas luzes de circulação diurna nos faróis Matrix LED e nas luzes traseiras digitais OLED 2.0, os condutores podem personalizar o seu A6 e-tron de forma inédita, dependendo do equipamento escolhido.
Um destaque particular do Audi A6 e-tron é a iluminação opcional dos quatro anéis na traseira. Esta funcionalidade destaca claramente a identidade corporativa da Audi e confere ao veículo uma personalidade própria.
Design interior e display panorâmico MMI
O interior do Audi A6 e-tron é sistematicamente adaptado às necessidades do utilizador. Por exemplo, o interior tridimensional e de alto contraste coloca deliberadamente elementos em primeiro plano ou em segundo plano, criando uma arquitetura espacial com estética e ergonomia adaptadas aos ocupantes.
O display panorâmico MMI, que apresenta um design curvilíneo e tecnologia OLED, é composto pelo Audi virtual cockpit de 11,9” e pelo display MMI touch de 14,5” e, juntamente com o display MMI de passageiro de 10,9”, forma um palco digital (Digital Stage) visualmente distinto.
Graças ao modo de privacidade ativo, o passageiro da frente pode desfrutar de conteúdos, como assistir a filmes ou séries em streaming, enquanto viaja, sem distrair o condutor. A luz no display MMI de passageiro é direcionada (modo de privacidade ativa) ou difundida (conteúdo visível para todos), dependendo da velocidade do carro e da ocupação dos assentos.
A Audi está a dar um grande salto na tecnologia de displays com o head-up display de realidade aumentada (AR HuD) opcional, outro elemento-chave do palco digital. O display reflete um grande plano de imagem inclinado no para-brisas, mostrando aos condutores informações relevantes como velocidade, sinais de trânsito, ícones de assistência à condução e navegação.
Os detalhes interiores realçam a atmosfera acolhedora. O chamado “Softwrap” estende-se de porta a porta ao longo de toda a largura do tablier, criando uma sensação homogénea e acolhedora de espaço. Os materiais utilizados foram selecionados com a funcionalidade em mente e delimitam claramente as diferentes áreas do interior do veículo através do seu design. Áreas que enfatizam o conforto e que se destacam pelas suas grandes superfícies de materiais suaves. Em contraste, as áreas de operação, cuidadosamente concebidas, são em preto brilhante e de alta qualidade, proporcionando a clareza necessária para a interação com o veículo. As saídas de ar, baixas e esguias, parecem desaparecer no fundo.
Os displays dos espelhos exteriores digitais opcionais são facilmente visíveis no interior da porta, onde o pilar A e a soleira da porta se encontram – exatamente no mesmo campo de visão dos espelhos exteriores tradicionais. Aqui também é criado um envolvimento digital que contém os displays dos espelhos exteriores digitais opcionais e se estende com a luz de interação dinâmica na base do para-brisas, atravessando todo o painel de instrumentos digital. Funções essenciais, como ajuste dos espelhos, iluminação e sistemas de fecho, estão compactamente integradas no painel de controlo central na porta do condutor.
Um sistema de ar condicionado automático de três zonas opcional complementa a elegância da atmosfera. O interior também oferece bastante espaço de arrumação. O consola central dispõe de dois porta-copos, uma base para carregamento de telemóveis e um compartimento de arrumação sob o apoio de braço, com mais de cinco litros de capacidade. A bagageira oferece 502 litros de capacidade para bagagem (Avant e Sportback). Com os assentos traseiros rebatidos, o espaço de carga na carroçaria Avant aumenta para até 1.422 litros e no Sportback para 1.330 litros. Existe também um adicional de 27 litros de espaço de armazenamento na bagageira frontal (frunk) de série, sob o capô, sendo um local conveniente para guardar, por exemplo, malas de viagem de pequenas dimensões. A capacidade de reboque é de 2.100 quilos para todas as variantes.
Teto panorâmico inteligente em vidro com controlo de transparência
Um teto panorâmico inovador em vidro, opcional, adiciona ainda mais valor aos veículos. Ao contrário da maioria dos modelos anteriores, o vidro inteligente do teto panorâmico minimiza a luz solar direta e torna-se opaco ao toque de um botão. Esta transição é realizada através da tecnologia cristal líquido disperso em polímero (PDLC), que pode mudar de transparente para opaco. Os componentes de vidro controláveis eletricamente contêm dois elementos de película PDLC que envolvem os cristais líquidos que dão nome à tecnologia. Quando não é aplicada tensão, os cristais formam uma camada não transparente, tornando o teto de vidro opaco. Quando é aplicada tensão, os cristais alinham-se, e o teto torna-se transparente. O teto pode ser controlado individualmente como uma “cortina digital” através de um botão no módulo do teto, onde os clientes podem escolher entre quatro configurações predefinidas.
Integrando o mundo digital dos clientes: o sistema de infotainment
O sistema de infotainment utiliza o Android Automotive OS como sistema operativo. O Audi A6 e-tron pode realizar atualizações over-the-air, ou seja, os serviços Audi connect e o planeador de rotas e-tron, que surge de série, estão sempre atualizados. Aplicações como YouTube estão disponíveis através da Audi Application Store, incorporadas diretamente no MMI, eliminando a necessidade de recorrer a um smartphone.
As aplicações disponíveis para o A6 e-tron logo a partir do lançamento incluem diversas categorias: Música, Vídeo, Jogos, Navegação, Estacionamento e Carregamento, Produtividade, Clima e Notícias. A loja está em constante expansão e a oferta de aplicações é adaptada à especificidade de cada mercado.
Além dos comandos táteis aprimorados e mais intuitivos, o novo conceito de display e operacionalidade segue as tendências globais de interação. O controlo por voz foi significativamente melhorado e agora desempenha um papel chave. O condutor pode controlar várias funções do veículo utilizando o assistente de voz da Audi, o Audi assistant.
Além disso, o Audi assistant pode aceder a conteúdos online adicionais, como previsões do tempo e informações gerais. Com a ligação ao ChatGPT (fornecido através do Microsoft Azure OpenAI Service), os clientes podem procurar informações livremente enquanto conduzem e continuar a interagir com seus automóveis usando linguagem e expressões naturais.
O assistente Audi reconhece automaticamente se deve executar uma função do veículo, procurar um destino ou, por exemplo, exibir a previsão do tempo.
O sistema da Audi só encaminha as consultas para o ChatGPT quando não consegue responder a perguntas de conhecimento geral. Os condutores desfrutam de uma experiência sem interrupções, pois todas as funções envolvidas estão integradas no Audi assistant.
O Bang & Olufsen Premium Sound System com altifalantes nos encostos de cabeça oferece um som ótimo. No coração do sistema estão dois amplificadores altamente eficientes que alimentam 20 altifalantes com 830 watts.
Quatro altifalantes estão integrados nos encostos de cabeça dos assentos dianteiros, um design que permite à Audi introduzir som surround pessoal, além de projetar as informações de navegação e som das chamadas telefónicas. Altifalantes adicionais no pilar A e altifalantes de médio alcance criam um som surround 3D incomparável.
A luz de interação dinâmica oferece uma ampla gama de funções de comunicação que ajudam o veículo a interagir com os seus ocupantes em diversas situações. Sob o para-brisa, a luz dinâmica envolve o interior num arco generoso e ajuda a destacar o habitáculo com uma vasta gama de cores.
Autonomia alargada e excelente desempenho no carregamento
Motores elétricos potentes, compactos e altamente eficientes, combinados com uma bateria de iões de lítio recém-desenvolvida, composta por doze módulos e 180 células prismáticas, com uma capacidade bruta total de 100 kWh (úteis: 94,9 kWh), garantem uma autonomia de até 754 quilómetros (A6 Sportback e-tron performance) ou até 716 quilómetros (A6 Avant e-tron performance).
A autonomia do A6 Sportback e-tron chega até aos 625 quilómetros, sendo de 595 quilómetros no A6 Avant e-tron. O A6 Sportback e-tron quattro pode alcançar 714 quilómetros sem recarregar, enquanto o A6 Avant e-tron quattro vai até aos 682 quilómetros.
Com uma potência de 270 kW (280 kW com Launch Control) para os A6 Sportback e-tron performance/ Avant e-tron performance, o novo Audi A6 e-tron oferece a experiência de condução desportiva tão característica da Audi. O Audi A6 e-tron performance acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, tendo uma velocidade máxima de 210 km/h.
O Audi S6 e-tron tem uma potência de 370 kW (405 kW no modo Launch Control). O S6 Sportback e-tron e o S6 Avant e-tron aceleram de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, sendo a sua velocidade máxima de 240 km/h. Estas variantes têm autonomia para até 661 quilómetros (S6 Sportback e-tron) e de até 635 quilómetros (S6 Avant e-tron).
A variante de entrada Audi A6 e-tron tem uma potência de 210 kW (com Launch Control alcança 240 kW) e acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos.
O Audi A6 e-tron quattro tem uma potência de 315 kW (340 kW com Launch Control) e acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.
Graças à tecnologia de 800 volts e à capacidade de carregamento DC máxima de 270 kW (225 kW para a variante de entrada A6 e-tron), é possível realizar curtas paragens para carregamento. Em estações HPC (carregamento de alta potência), o A6 Sportback e-tron performance pode carregar até 310 quilómetros em apenas dez minutos.
Com a variante de entrada A6 e-tron, até 260 quilómetros de autonomia para o Sportback e até 245 quilómetros para o Avant podem ser recuperados em dez minutos. Para o A6 e-tron quattro, a autonomia aumenta até 290 quilómetros para o Sportback e até 280 quilómetros no Avant.
Em 21 minutos, o estado de carga (SoC) sobe de 10 a 80%. O sistema inteligente de controlo térmico de alta performance e preditivo é essencial para esse desempenho impressionante. O Audi A6 e-tron permite o carregamento otimizado em estações de carregamento com tecnologia de 400 volts. A bateria de 800 volts é eletricamente dividida em dois bancos de 400 volts, que podem ser carregados em paralelo com até 135 kW. Com uma wallbox doméstica, é possível carregamento AC de até 11 kW. Opção de carregamento AC de 22 kW será disponibilizada posteriormente.
A travagem regenerativa otimizada (recuperação) é um componente crucial para aumentar a eficiência e a autonomia do Audi A6 e-tron. O sistema regenera em cerca de 95% das manobras de travagem quotidianas. Assim, o Audi A6 e-tron recupera até 220 kW. A temperatura e o estado de carga da bateria desempenham um papel fundamental nesse processo, sendo que quer o eixo dianteiro quer o traseiro estão envolvidos na recuperação. Por questões de eficiência, as manobras de travagem mais leves são realizadas apenas pelo eixo traseiro. Além disso, o eixo traseiro é capaz de oferecer maior desempenho de recuperação devido ao motor elétrico mais potente aí instalado.
O Sistema de Travagem Inteligente (iBS), já conhecido dos modelos e-tron, passou por um desenvolvimento significativo na Premium Platform Electric. Por exemplo, os motores elétricos agora podem usar quer o travão mecânico de fricção quer o travão elétrico de recuperação para uma mistura de travagem específica para cada eixo.
Como é típico da Audi, o Audi A6 e-tron também oferece ao condutor a opção de ajustar o nível de recuperação através das patilhas no volante. O deslizar sem atrito (velejar) também é possível. Nesse caso, o veículo rola livremente quando o condutor retira o pé do acelerador, sem força adicional de fricção. O A6 e-tron possui, ainda, o modo de condução B, proporcionando sensações de condução próximas à condução “one pedal”: este modo oferece a maior desaceleração de recuperação. Em combinação com a condução preditiva, o modo de condução B permite que o condutor realize quase todas as manobras de travagem sem recorrer ao pedal de travão.
Precisão dinâmica e elevado nível de conforto
O ADN da Audi também se reflete na suspensão, que segue uma filosofia de ajuste de elevada precisão, garantindo que os sistemas de controlo trabalhem de maneira calibrada entre si. As características dinâmicas de condução do A6 e-tron influenciam significativamente a resposta direta e imediata do eixo dianteiro, tornando o veículo especialmente ágil.
A suspensão pneumática adaptativa opcional – suspensão a ar com amortecimento controlado – oferece ao veículo uma ampla faixa de ajuste entre um alto nível de conforto e uma agilidade desportiva. Dependendo da velocidade e das preferências do condutor, ela adapta-se às condições da estrada e ajusta a altura da carroçaria entre quatro níveis diferentes.
O Audi drive select inclui ainda o modo de eficiência. Nesse perfil, a suspensão rebaixa a carroçaria até 20 milímetros, dependendo da velocidade, melhorando a aerodinâmica do veículo, ajudando a otimizar o consumo de energia e aumentar a autonomia.
Com maior pendor para a traseira, o sistema de tração integral assegura uma distribuição variável da potência entre os eixos, sendo mais uma característica que melhora a dinâmica do Audi S6 e-tron. As diferentes dimensões dos motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro permitem uma distribuição de binário mais direcionada para a traseira, mesmo sob carga total. O Audi S6 e-tron e o A6 e-tron estão equipados com pneus mistos nos eixos dianteiro e traseiro, o que melhora ainda mais a estabilidade e o comportamento desportivo.
Sempre pronto a ajudar: sistemas de assistência ao condutor
A Audi oferece diversas funções de assistência ao condutor que simplificam o uso quotidiano e aumentam significativamente a segurança rodoviária para todos os utilizadores.
O adaptive cruise assist plus é uma função inovadora no A6 e-tron. O sistema apoia o condutor na aceleração, travagem, manutenção da velocidade e distância de segurança, bem como na manutenção da posição do veículo na faixa, o que aumenta o conforto de condução, especialmente em viagens longas. Além de vários sensores (disponíveis dependendo da região), o sistema utiliza dados de mapas de alta resolução e dados em nuvem de veículos em circulação para melhorar a manobrabilidade. Todas estas informações são utilizadas de forma holística para calcular o trajeto à frente e oferece uma experiência de condução confortável independentemente da velocidade ou mesmo em situações de trânsito congestionado.
No lançamento no mercado, o park assist plus, a câmara de marcha-atrás, um limitador de velocidade baseado em sinais de trânsito, reconhecimento de sinais de trânsito baseado em câmara, adaptive cruise assist, rear park assist plus com visualização da distância, aviso de saída de faixa e detetor de fadiga e sonolência são elementos que compõem o equipamento de série.
Preços e lançamento no mercado
Todas as versões do A6 e-tron Sportback e A6 e-tron Avant, incluindo os mais potentes S6 e-tron, podem desde já ser encomendadas, o mesmo se passando para a versão de acesso à gama, A6 e-tron, com tração traseira e uma bateria de menor capacidade.
Os preços para o A6 e-tron começam em 66.900 euros para a versão Sportback e 68.741 euros para o Avant. O A6 Sportback e-tron performance custa 75.082 euros, enquanto o A6 Avant e-tron performance tem preço de 76.932 euros. O A6 Sportback e-tron quattro custa 81.283 euros e o preço do A6 Avant e-tron quattro é 83.193 euros.
O S6 Sportback e-tron tem preço de 98.883 euros, enquanto o S6 Avant e-tron* custa 100.733 euros.