
A Fórmula 1 sonha alto no seu 75º aniversário: as dez equipas do Mundial vão apresentar os seus carros para a temporada 2025 em conjunto, num evento inédito esta terça-feira, em Londres, com a presença de estrelas da categoria como o piloto britânico Lewis Hamilton, na sua primeira aparição pública oficial com a Ferrari.
São esperados cerca de 15 mil espectadores na O2 Arena na capital britânica, convidados “muito especiais” e a promessa de uma cerimónia “espetacular’ transmitida ao vivo nas redes sociais: com o objetivo de aproximar os fãs do desporto, a F1 optou por organizar um grande evento para dar início à temporada.
Esta terça-feira, depois de um desfile pelo tapete vermelho, as dez escuderias vão apresentar os seus carros – embora possam não revelar exatamente os carros reais que vão disputar os 24 Grandes Prémios do calendário, mas apenas a parte exterior dos mesmos.
Algumas escuderias têm planos de mostrar o verdadeiro carro noutros eventos, como já fizeram Williams e McLaren, mas sem a pintura definitiva. Até agora, as equipas apresentavam os seus carros de forma independente, em muitos casos em eventos fechados. “Este show é uma oportunidade fantástica para os fãs de todas as idades de descobrir de perto o incrível espetáculo que é a Fórmula 1”, declarou em novembro o chefe da F1, Stefano Domenicali.
Esta nova geração da F1 promovida pelo grupo americano Liberty Media, dono dos direitos comerciais desde 2017, procura atingir um público mais feminino e mais jovem.
Só duas escuderias mantiveram a mesma dupla de pilotos do ano passado: a McLaren, com o britânico Lando Norris, atual vice-campeão mundial, e o australiano Oscar Piastri; e a Aston Martin, com o espanhol Fernando Alonso e o canadiano Lance Stroll.
A chegada de Hamilton à Ferrari, que manteve o monegasco Charles Leclerc, é a grande mudança do grelha para 2025, que terá um brasileiro pela primeira vez desde 2017: Gabriel Bortoleto, de 20 anos, será piloto da Sauber.
O holandês Max Verstappen, atual tetracampeão mundial, continua na Red Bull, mas agora será companheiro do neozelandês Liam Lawson, ex-piloto da Red Bull Racing.
Os 20 pilotos que vão disputar o Mundial de 2025 farão os tradicionais testes de pré-temporada no Bahrain de 26 a 28 de fevereiro, antes do primeiro Grande Prémio do ano, na Austrália, a 16 de março.
How we see it
pic.twitter.com/cuBfRSR5Xx
— Scuderia Ferrari HP (@ScuderiaFerrari) February 17, 2025
It's all in the details
pic.twitter.com/ZHIeFyau95
— McLaren (@McLarenF1) February 13, 2025
Rocking the new race suits
#F1 pic.twitter.com/enTj3advr2
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) February 17, 2025
The blue is back for 2025
pic.twitter.com/ZZCam7Iu6C
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) February 13, 2025
Seen in green
Take a look at our 2025 season race suits…
pic.twitter.com/KvZNyWhD2r
— Stake F1 Team KICK Sauber (@stakef1team_ks) February 7, 2025
Time is ticking…
ONE day to go until we unveil the A525
pic.twitter.com/LH1GZzoHDB
— BWT Alpine Formula One Team (@AlpineF1Team) February 17, 2025
A #NewDawn brings new possibilities.
Our elevated partnership with @MaadenKSA will build on their aim to drive a technology-led generation of mining and honour the dedication and talent that goes into mastering a skill.
Find out more.#UnearthYourGreatness pic.twitter.com/y3QCLwLLxV
— Aston Martin Aramco F1 Team (@AstonMartinF1) February 17, 2025