Engenheiros da Bosch completaram com sucesso a primeira viagem de mais de 3300 km em vias públicas e através de diferentes zonas climáticas, utilizando o novo sistema brake-by-wire. Este substitui completamente a conexão mecânica entre o pedal do travão e o sistema de travagem através linhas de sinal elétrico. Com o lançamento a partir do outono de 2025, a Bosch já terá recebido pedidos de diversas fabricantes de veículos.
Ao longo de seis dias, percorrendo mais de 3300 quilómetros e atravessando diferentes zonas climáticas até o Círculo Polar Ártico, uma equipa de desenvolvimento da Bosch testou com sucesso, pela primeira vez em vias públicas, o novo sistema hidráulico brake-by-wire.
Este sistema elimina completamente a conexão mecânica entre o pedal do travão e o sistema de travagem, sendo o comando de travagem do motorista transmitido ao sistema exclusivamente por meio de um sinal elétrico através de linhas de sinal redundantes.
Para esta abordagem inovadora, a Bosch desenvolveu uma solução robusta e eficiente, composta por dois atuadores hidráulicos independentes:
- Atuador de travão by-wire;
- EESP.
Atualmente, sistemas de travões como o Integrated Power Brake da Bosch ainda mantêm uma conexão mecânica com o pedal do freio para garantir redundância em caso de falha.
No entanto, essa ligação por meio da haste de entrada ao pedal de freio foi eliminada na nova solução brake-by-wire da Bosch.
Como líder em sistemas de travagem e direção, a Bosch está a desenvolver soluções by-wire inovadoras para ambas as áreas.
Além do sistema hidráulico brake-by-wire, a empresa trabalha, também, uma versão totalmente eletromecânica.
A Bosch informou que já recebeu pedidos de diversas fabricantes e estima que, até 2030, mais de 5,5 milhões de veículos em todo o mundo estarão equipados com essa tecnologia revolucionária.
Vantagens do sistema brake-by-wire da Bosch
Com a eliminação da ligação mecânica, já não é necessário montar os componentes do sistema de travagem na parede corta-fogo do veículo.
Em vez disso, os componentes podem agora ser instalados no local mais adequado em termos de segurança em caso de colisão, NVH (ruído, vibração e aspereza) e processo de fabrico.
A flexibilidade na escolha da localização dos atuadores de travão ajuda a evitar a necessidade de diferentes variantes para veículos com volante à direita e à esquerda.
A tecnologia by-wire permite novos conceitos de pedais, com um curso do pedal de travão significativamente mais curto, criando espaço para novos designs de interiores.
A solução hidráulica brake-by-wire da Bosch baseia-se em tecnologia comprovada de sistemas de travagem e combina um atuador de travão by-wire com um ESP.
O seu design compacto poupa espaço de instalação e reduz o peso do sistema de travagem. Como tanto o atuador de travão by-wire como o ESP estão atribuídos a diferentes canais do sistema elétrico redundante, cada um deles pode, de forma independente, gerar a pressão de travagem necessária em todas as quatro rodas em caso de falha.
Por este motivo, a solução da Bosch é, também, adequada para veículos altamente automatizados, garantindo a proteção do sistema de travagem exigida por questões de segurança.
Teste de longa distância bem-sucedido fornece dados valiosos para o futuro
O sistema brake-by-wire está a ser desenvolvido no centro de desenvolvimento da Bosch em Abstatt, perto de Heilbronn.
A viagem de longa distância levou a equipa de desenvolvimento do sudoeste da Alemanha, passando por Hamburgo, Copenhaga e Estocolmo, com um pequeno desvio até ao Círculo Polar Ártico, até à chegada ao centro de testes de inverno da Bosch em Vaitoudden, Arjeplog, no norte da Suécia.
A Bosch solicitou e obteve especificamente aprovação para a utilização do veículo de teste em vias públicas em vários países, com base num conceito de segurança abrangente.
Toda a equipa trabalhou com uma motivação incrível para este evento e está muito orgulhosa desta conquista. O nosso sistema hidráulico brake-by-wire funcionou perfeitamente durante toda a viagem.
Com este primeiro teste de longa distância, demonstrámos de forma impressionante que conseguimos levar um verdadeiro sistema brake-by-wire da pista de testes para a estrada com segurança e sucesso.
Realizámos milhares de operações de travagem ao longo da viagem, obtivemos informações e dados importantes sobre o comportamento do sistema de travagem em diversas situações de trânsito e comparámo-los com as nossas simulações anteriores.
Tudo isso será integrado no trabalho de desenvolvimento contínuo para otimizar ainda mais o nosso sistema hidráulico brake-by-wire
Explicou Hagen Kuckert, gestor de projeto do atuador de travão by-wire na Bosch, em Abstatt.