
A Iberdrola | bp pulse atingiu o marco de 1.003 pontos de carregamento operacionais na Península Ibérica, dos quais 855 estão localizados em Espanha e 148 em Portugal. Destes, 758 são pontos de carregamento ultrarrápidos, com uma potência igual ou superior a 100 kW, permitindo carregar um veículo elétrico até 80% em aproximadamente 20 minutos. Esta capacidade otimiza os tempos de carregamento e facilita deslocações de longa distância.
Esta meta reflete o compromisso da Iberdrola | bp pulse com a eletrificação dos transportes e a consolidação de uma rede de carregamento pública rápida e ultrarrápida em toda a Península Ibérica. A empresa vai continuar a investir na eletrificação e descarbonização do setor dos transportes, através de inovação tecnológica, garantindo uma experiência de carregamento ótima para os condutores e promovendo a transição para uma mobilidade mais sustentável e competitiva.
Para acompanhar o crescimento da procura por veículos elétricos em Espanha e Portugal, a Iberdrola | bp pulse pretende mais do que duplicar o atual número de pontos de carregamento. Com estações estrategicamente localizadas em corredores-chave e centros urbanos, a empresa está a expandir a sua rede para cobrir as necessidades de todos os utilizadores de veículos elétricos, desde condutores particulares até frotas profissionais e transporte pesado.
Com uma presença consolidada em toda a geografia peninsular e uma rede em constante crescimento, a Iberdrola | bp pulse está a reforçar a sua infraestrutura para garantir uma experiência de carregamento rápida e acessível em todo o território.
Para acelerar esta expansão, a Iberdrola | bp pulse estabeleceu parcerias estratégicas com os principais atores de setores-chave, como o automóvel, distribuição e restauração, entre outros. Com projetos em desenvolvimento em várias regiões e o objetivo de duplicar a sua rede até 2025, a empresa continua a impulsionar a mobilidade elétrica como uma alternativa viável e competitiva em Espanha e Portugal.
“A mobilidade elétrica está a crescer de forma acelerada em Portugal, e o nosso compromisso é garantir que os condutores tenham acesso a uma rede de carregamento ultrarrápida, fiável e conveniente”, destacou Ricardo Pacheco, Country Manager para Portugal da Iberdrola | bp pulse. “Com mais de 150 pontos de carregamento operacionais no país e planos ambiciosos para triplicar essa infraestrutura até 2025, estamos a reforçar a nossa presença e a contribuir para a descarbonização do setor dos transportes.”
Destaques em Portugal
Em Portugal, a Iberdrola | bp pulse tem investido na expansão da rede de carregamento ultrarrápido, com destaque para duas localizações-chave:
Rio de Mouro: postos de carregamento ultrarrápido até 300 kW, permitindo um carregamento ainda mais rápido e eficiente. Com três carregadores com potência até 300 kW, os condutores beneficiam de tempos de carregamento reduzidos e de um espaço equipado com cafetaria, restaurante, lavagem de veículos e instalações sanitárias, proporcionando maior comodidade durante a paragem.
Vilar Formoso: primeiro hub de carregamento rápido e ultrarrápido em Portugal, estrategicamente localizado na área de serviço da A25, junto à fronteira com Espanha (sentido Espanha-Portugal). Este hub conta com quatro carregadores e oito pontos de carregamento ultrarrápido de até 150 kW. Além disso, a infraestrutura inclui cafetaria, restaurante, lavagem de veículos e camiões e instalações sanitárias, garantindo uma experiência de carregamento mais conveniente.
Adicionalmente, toda a rede de carregamento da Iberdrola | bp pulse está equipada com terminais de pagamento automático (TPA). A inclusão destes terminais não só alarga o leque de opções de pagamento aos cartões bancários como também oferece transparência nos preços, permitindo que os utilizadores vejam o custo total do carregamento no momento da transação.