A administração Trump tomou a decisão de desativar todos os postos de carregamento de veículos elétricos (VE) instalados em edifícios do governo federal. Além disso, espera-se que a Administração de Serviços Gerais (GSA, originalmente) venda a frota de VE recentemente adquirida.
Postos de carregamento pertencentes à GSA não são essenciais
A GSA, responsável pela gestão dos edifícios do governo federal, também administra os postos de carregamento que servem os veículos oficiais e os VE particulares dos funcionários públicos. Atualmente, existem cerca de 8000 postos de carregamento sob a sua gestão.
De acordo com informações obtidas pelo The Verge, um anúncio interno será feito na próxima semana, e um email a confirmar os planos já foi enviado pela GSA para os escritórios regionais:
No processo de alinhamento com a atual administração, recebemos instruções de que todas as estações de carregamento pertencentes à GSA não são consideradas essenciais para a missão governamental.
A GSA está atualmente a preparar o cancelamento dos contratos que garantem a manutenção destes postos de carregamento. Assim que esses contratos forem rescindidos, as estações serão desativadas e “desligadas no disjuntor”, conforme descrito no email. Algumas unidades serão desativadas já a partir da próxima semana.
Nem os Veículos de Propriedade Governamental nem os Veículos de Propriedade Privada poderão ser carregados nestas estações após a sua desativação.
Eletrificação da frota da GSA também irá por água abaixo
O Colorado Public Radio relatou inicialmente a existência deste email, que foi enviado ao Denver Federal Center, um complexo que alberga 22 postos de carregamento distribuídos por 11 locais.
Para além do encerramento das estações de carregamento, a administração Trump também removeu a página online dedicada à eletrificação da frota da GSA. Contudo, uma versão arquivada ainda pode ser encontrada.
Fontes do The Verge também afirmam que a GSA planeia desfazer-se dos veículos elétricos adquiridos durante a administração Biden, embora ainda não esteja claro se serão vendidos ou simplesmente armazenados.
Leia também: