
A agência governamental dos Estados Unidos GSA (Administração de Serviços Gerais), responsável pela gestão de edifícios federais, planeia desmantelar a sua infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e livrar-se da sua frota de carros elétricos.
Num email interno, trazido a público pela ‘Colorado Public Radio’, é indicado que a decisão está alinhada com “a gestão atual”, que vê as estações de carregamento da GSA como “não críticas para a missão” – é também detalhado o processo de cancelamento de contratos e fecho de estações. Por último, o site da GSA dedicado à eletrificação de frotas foi fechado.
De acordo com a publicação ‘The Verge’, o plano visa fechar 8 mil estações de carregamento de veículos elétricos até agora usadas por membros do Governo ou funcionários federais. Há também a intenção de eliminar a frota de EV, embora não tenha sido determinado se esses veículos serão vendidos ou armazenados.
“A GSA está a trabalhar num cronograma para cancelar os contratos de rede atuais que mantêm os carregadores de EV operacionais. Quando forem cancelados esses contratos, as estações serão retiradas de serviço e ‘desligadas no interruptor'”, continuou o e-mail. “Outros carregadores serão desligados a partir da semana que vem.”
Essa mudança segue a ordem executiva de 2021 da Administração Biden, que estabeleceu uma meta de 100% das compras de frotas federais com emissão zero até 2035. No entanto, em janeiro, Donald Trump congelou o financiamento para a rede nacional de carregamento e revogou a ordem executiva de 2021 que estabelecia metas e padrões de emissões para veículos elétricos.
A Administração Trump também manifestou o interesse em reduzir os créditos fiscais para EV, num pacot de medidas de cortes mais amplos nos planos para uma rede nacional de carregamento de carros elétricos e restrições à compra de EV pelo Governo federal.