Ensaio Toyota Yaris GR: desenhado para a pista, conduzido em estrada

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Ensaio Toyota Yaris GR: desenhado para a pista, conduzido em estrada

Ao longo de várias décadas, a Toyota tem trilhado um caminho de sucesso na competição, mas também em estrada como uma das marcas mais vendida e com larga reputação na componente da fiabilidade.

Com as várias regras que o desporto automóvel e os rallis tiveram de adotar foi necessário a marca criar um automóvel para competir e, ao mesmo tempo desenvolver uma versão de estrada. E fê-lo, tendo por base o seu modelo de entrada – o Yaris.

Este Yaris de estrada é obviamente diferente da versão de competição mas incorpora nele muita da tecnologia desenvolvida em competição.

Face ao Yaris “normal”, a dianteira possui um grande para-choques dominado por uma grelha onde sobressai o radiador e as entradas de ar, as cavas da rodas alargadas para suportar uma largura de eixos superior, um tejadilho em película de fibra de carbono, traseira com as duplas saídas de escape, defletor traseiro e difusor.

Elementos que não têm somente função estética mas melhorar a estabilidade, aderência e desempenho do veículo, especialmente em altas velocidades, seja no aumento da downforce, “pressionando-o” contra o solo, melhorando a aderência e permitindo curvas mais rápidas sem perder tração; drag reduction para minimizar a resistência do ar, melhorar a eficiência aerodinâmica e reduzir o consumo de combustível, melhoria da estabilidade e otimização da refrigeração, por exemplo, para os travões e radiadores.

O interior é mais “consensual” pois mantém os elementos base do modelo, como sejam o painel de instrumentos, ecrã central, adicionando-lhe uns bancos integrais mais envolventes a simular bacquets em pele e alcântara. Na consola central temos os vários modos de condução,  – Eco, Normal ou Sport – para definir a sensação da direção, o painel de instrumentos, motor e a resposta da caixa.

Surge equipado com um motor de 1.6 litros e três cilindros com 280 cv e 390 Nm de binário, acoplados a uma transmissão automática direta GAZOO Racing de oito velocidades (ou uma caixa manual desportiva de seis velocidades) com patilhas no volante, sistema de tração integral GR-FOUR com  diferenciais duplos de deslizamento limitado Torsen para uma gestão inteligente do binário nas quatro rodas.

Através de um botão na consola central podemos alterar a distribuição do binário entre a frente e a traseira do Normal (60:40), Pista (60:40~30:70 variável) e Gravilha (53:47), afinando o equilíbrio de condução.

Em termos de condução, o Yaris GR, como não podia deixar de ser, não deixa ninguém indiferente. Baixo peso, 280Cv, relação peso potência elevada, são tudo condimentos para andar rápido e sobre carris. É muito difícil fazê-lo perder a compostura. Muito rápido; mas é na inserção em curva que se notam os benefícios da tração integral, das suspensões e da afinação do chassis. Não é, nem podia ser muito confortável, embora os bancos ajudem.

O som emanado pelo motor e pelo escape cativa a cada momento. Sem dúvida, um bom produto da Toyota cujo preço se inicia nos 61.950€ até aos 68.950€.