
A CUPRA alcançou mais um marco importante na sua ascensão meteórica, ao ser eleita “Marca Mais Tendência do Ano” nos prestigiados prémios ‘Auto Motor und Sport’.
É a primeira vez que a marca desafiante, pouco convencional e emocional recebe este reconhecimento no evento “Best Cars 2025”, impulsionado pelo inquérito aos leitores da publicação. No total, 94.531 pessoas participaram na votação e, em resposta à pergunta “Que marca automóvel considera estar atualmente em tendência?”, a CUPRA superou todos os concorrentes, conquistando 72% de aprovação.
“Em apenas sete anos, lançámos sete modelos no mercado, construímos uma gama completa e conquistámos mais de 800 mil entusiastas de automóveis para a marca. Embora tenhamos amadurecido como marca, nunca perdemos de vista as nossas raízes. Continuamos a ser a marca pouco convencional, emocionante e vanguardista que ousa desafiar expectativas e romper convenções”, afirmou Wayne Griffiths, CEO da CUPRA.
“Este reconhecimento inspira-nos a continuar a ultrapassar limites e a manter-nos fiéis ao espírito rebelde que nos define. Obrigado à Tribo CUPRA e aos leitores da ‘Auto Motor und Sport’ por nos apoiarem nesta jornada”, reforçou.
De zero a primeiro lugar em cinco anos
A CUPRA foi incluída pela primeira vez no inquérito “Marca Mais Tendência do Ano” no “Best Cars 2021”, iniciando de imediato a sua trajetória com 48% de aprovação. Seguiu-se um impressionante salto de 17 pontos percentuais, atingindo 65% e garantindo o sexto lugar no “Best Cars 2022”.
Nos anos seguintes, a marca desafiante continuou a crescer, consolidando-se como uma referência de tendência no setor automóvel: alcançou o quarto lugar no “Best Cars 2023” com 69%, seguido de 71% e o segundo lugar no ano passado.
Agora, com 72% de aprovação, a CUPRA atinge, pela primeira vez, o topo das marcas automóveis mais tendência.
Sete modelos em sete anos
A ascensão da CUPRA tem sido rápida. A marca surgiu em fevereiro de 2018 com o objetivo de questionar o status quo e desafiar as marcas estabelecidas. Após o lançamento do CUPRA Ateca, seguiu-se rapidamente o CUPRA Formentor, o primeiro modelo desenvolvido exclusivamente pela marca, que se tornou o seu ícone.
No ano passado, o CUPRA Leon e o CUPRA Leon Sportstourer adotaram a nova linguagem de design da CUPRA. Com o compacto CUPRA Born (2021) e o SUV coupé CUPRA Tavascan (2024), a marca passou também a contar com dois modelos totalmente elétricos.
O lançamento do CUPRA Terramar, um SUV desportivo apresentado em 2024, veio reforçar ainda mais a identidade desafiante da marca, elevando o seu portefólio para sete modelos em sete anos.
Quota de mercado de 3% em 2024
Desde que o primeiro CUPRA Ateca saiu da linha de produção e chegou às estradas no final de 2018, a marca tem registado um crescimento constante na ordem dos dois dígitos. Impulsionada pelo seu modelo mais vendido, o CUPRA Formentor, as matrículas anuais na Alemanha aumentaram 15% face a 2023, totalizando 84.281 unidades no ano passado. Este número corresponde a uma quota de mercado de 3%.
E 2025 promete ser mais um ano de crescimento para a marca vencedora do prémio “Best Cars 2025, Marca Mais Tendência”.
Cerimónia de entrega de prémios a 9 de maio em Hamburgo
Este ano, os “Best Cars 2025” foram atribuídos pela 49ª vez pela conceituada revista especializada ‘Auto Motor und Sport’. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 9 de maio na Fischauktionshalle, em Hamburgo, Alemanha.