
O Standvirtual, portal líder em carros, divulgou esta sexta-feira o ‘Panorama Mensal do Mercado Automóvel’, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de janeiro de 2025.
“No início do ano, podemos observar que a procura por automóveis elétricos continua a ser muito acentuada no mercado de usados, consolidando uma tendência positiva que já se manifestava ao longo do ano de 2024. No entanto, ainda é possível observar que os automóveis a diesel continuam a te uma procura maior face à oferta existente”, apontou Nuno Castel-Branco, diretor-geral do Standvirtual.
“Acima de tudo é fundamental continuarmos a partilhar os dados mais importantes sobre o mercado automóvel, tendo em conta a nossa plataforma, aportando valor aos nossos consumidores no momento da tomada de decisão na aquisição ou venda de um veículo. Relativamente a marcas, o pódio na procura e oferta vai para a Mercedes-Benz, a BMW e Peugeot em janeiro deste ano”, referiu.
Eis as principais conclusões de janeiro último:
Em janeiro, verifica-se um crescimento de 24% na procura de veículos usados, acompanhado por um ligeiro decréscimo geral de -1% na oferta, em relação ao período homólogo de 2024. Tal resulta numa dinâmica de mercado de cerca de 23%, que desde agosto de 2024 que se encontra positiva (3%), demonstrando assim uma tendência positiva desde os últimos meses de 2024.
O aumento da procura sente-se sobretudo nas marcas premium, com a procura a aumentar 26% face ao mesmo mês do ano passado. No entanto, a oferta revela uma diminuição de aproximadamente 4%. Já no caso das marcas de luxo, é possível observar um crescimento de 12% da procura do que em janeiro do ano anterior, mas -5% de oferta.
COMBUSTÍVEL
Os veículos elétricos (81%) registam o maior aumento da procura no mercado de usados, assim como na oferta, registando o maior crescimento (+38%), em relação ao período homólogo de 2024.
A procura de carros a gasolina cresce face ao mesmo mês do ano anterior (+29%) tal como a oferta com um aumento na ordem dos +10% face a 2024. No que diz respeito aos veículos a diesel, esta tipologia apresenta um aumento da procura em relação ao período homólogo (+12%). Contudo, há uma diminuição da oferta nos carros a diesel (-13%).
Carros elétricos e os híbridos a gasolina representam cerca de 11% e 2% da procura, respetivamente. No entanto, os elétricos apresentam uma oferta inferior (8%) à procura, enquanto os híbridos a gasolina apresentam uma oferta superior (4%) à procura.
Híbridos a diesel cerca de 1% na procura e oferta e híbrido plug-in 6% na procura e cerca de 8% na oferta ao longo do mês de janeiro.
Veículos a diesel (53%) e gasolina (28%) mantêm-se as tipologias mais procuradas, com os automóveis a diesel a terem uma procura maior face à oferta, apenas com 45% de anúncios, enquanto os veículos a gasolina apresentam uma maior oferta (35%) face à procura.
Em janeiro, os carros a diesel, gasolina e elétricos são as tipologias de combustível com maior oferta de anúncios (45%, 36%, e 8% respetivamente).
PREÇOS
Automóveis abaixo de 15.000€ revelam o maior aumento da procura (+35%) em janeiro, seguidos pelos veículos entre 15.000€ a 30.000€ (+15%) e os acima de 30.000€ (+12%) face ao mesmo período do ano passado.
A oferta aumenta apenas nos automóveis abaixo de 15.000€ (+9%), em comparação a janeiro do ano passado, já que existe um decréscimo nos veículos entre 15.000€ a 30.000€ (-8%) e nos carros acima de 30.000€ (-5%) face ao mesmo mês do ano anterior.
A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua, em janeiro, a registar o maior número de visualizações (+37%) e de anúncios (+55%).
ANO DE MATRÍCULA
A procura cresce principalmente nos veículos de 10 a 15 anos (23%) e 3 a 5 anos (13%) e diminui nos automóveis até 1 ano (15%), face a janeiro do ano passado.
A oferta revela um crescimento apenas nos veículos de 10 a 15 anos (+13%) face ao mesmo período no ano passado, existindo um decréscimo nos veículos até um ano (-11%), de 1 a 3 anos (-9%), de 3 a 5 anos (-12%) e por fim de 5 a 10 anos (-2%).
Carros com matrícula entre 2017 e 2019 são os mais visualizados em janeiro (cerca de 8,3%), seguidos dos carros matriculados entre 2021 e 2022 (cerca de 7,1%).
SEGMENTO E MARCA
Em janeiro, a procura cresce praticamente em todos os segmentos, apenas o pequeno citadino se mantém igual a janeiro de 2024, com os Sedan (+39%), os Utilitários (+29%), os Citadinos (+26%), os Coupé (+25%), SUV (21%), Monovolumes e Carrinhas (cerca de 20% em ambos) a serem muito procurados.
A oferta, face ao período homólogo, é menor em todos os segmentos, à exceção dos Citadinos que crescem (+3%) na oferta.
A Mercedes-Benz, a BMW e Peugeot são as marcas mais procuradas e anunciadas no mês de janeiro.
Os carros mais procurados em janeiro, por intervalo de preços, foram o BMW Série 3 na categoria abaixo dos 5.000; o BMW Serie 1 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€; o Tesla Model 3 na categoria dos 10.000€ aos 25.000€; dos 25.000€ aos 40.000€ foi o Mercedes Classe C e o Porsche 911 cima dos 40.000€.
Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, o Renault Zoe e o Tesla Model Y, em janeiro.