
O sucessor da terceira série do modelo totalmente elétrico mais vendido na Europa no ano passado entrou em produção: a Škoda Auto começou a montar o novo Enyaq na sua fábrica principal em Mladá Boleslav.
Depois do novo Elroq, o Enyaq é o segundo modelo de produção do fabricante de automóveis checo a adotar a linguagem de design Modern Solid, que combina robustez, funcionalidade e autenticidade. O novo Enyaq também apresenta uma aerodinâmica melhorada para uma autonomia alargada, materiais sustentáveis no interior e novas funcionalidades digitais. A linha de produção tem uma capacidade média diária de até 300 modelos da gama Enyaq.


“O início da produção da nova gama Enyaq é um momento muito especial para as nossas equipas de produção. Sendo o primeiro modelo da Škoda baseado na plataforma MEB, o seu antecessor constituiu um marco importante na produção, lançando as bases para os processos de que beneficiamos atualmente”, apontou Andreas Dick, membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para a Produção e Logística.
“Adaptámos extensivamente as nossas instalações de produção, permitindo-nos construir tanto veículos totalmente elétricos como o Octavia numa única linha de produção. Produzir a nova gama Enyaq na nossa fábrica principal em Mladá Boleslav sublinha o nosso compromisso com a República Checa. Reforça a nossa dedicação em assegurar o futuro a longo prazo das nossas instalações, enquanto reconhecemos a nossa responsabilidade em reforçar ainda mais o papel do país como um fator-chave na indústria automóvel europeia.”
Produção flexível em Mladá Boleslav
O novo Enyaq, baseado na plataforma modular para veículos elétricos (MEB), sai da linha de produção de última geração no setor M13 da fábrica da Škoda Auto em Mladá Boleslav, juntamente com o Octavia e o novo SUV compacto totalmente elétrico, o Elroq. É a primeira fábrica do Grupo Volkswagen na Europa onde os modelos ICE e BEV são produzidos lado a lado, permitindo uma rápida adaptação às mudanças na procura dos consumidores.
Além de montar o novo Elroq e o Enyaq atualizado, a fábrica de Mladá Boleslav também fabrica sistemas de baterias para estes veículos baseados na plataforma MEB. As baterias de tração aí produzidas são também instaladas em modelos elétricos de outras marcas do Grupo Volkswagen.
A nova gama Enyaq: uma grande atualização para um dos veículos elétricos mais vendidos na Europa
O sucessor do primeiro modelo de produção totalmente elétrico da Škoda está disponível com duas dimensões de bateria e três opções de motorização, com potências entre 150 kW e 210 kW. O Enyaq 60 e o Enyaq 85 possuem um único motor elétrico e tração traseira, enquanto o Enyaq 85x adiciona um segundo motor elétrico à frente para tração integral.
Graças a uma série de melhorias aerodinâmicas – incluindo cortinas de ar otimizadas, jantes com novo design e um espaço selado entre o radiador e a grelha – o novo Enyaq atinge um impressionante coeficiente de resistência de apenas 0,245 para o Enyaq e de 0,225 para o Enyaq Coupé, o que resulta numa autonomia alargada de mais de 590 quilómetros (WLTP) para o novo Enyaq Coupé e de mais de 580 quilómetros com o novo Enyaq.
O novo Enyaq também se faz acompanhar por um equipamento de série ainda mais generoso, incluindo bancos dianteiros aquecidos, volante aquecido, alarme, câmara traseira, ar condicionado Climatronic de três zonas, Lane Change Assist, Cruise Control Adaptativo e Front Assist.
As novas funcionalidades digitais incluem Assistência Remota ao Estacionamento e Estacionamento Remoto Memorizado. No interior, os clientes podem escolher entre vários Design Selection, com uma forte atenção em materiais inovadores, sustentáveis e duradouros. Mais informações sobre os benefícios da mobilidade elétrica estão disponíveis no centro de informação sobre mobilidade eletrónica do Grupo Volkswagen, “Enter Electric!”.