O sucesso do primeiro carro elétrico da Xiaomi já é evidente. A marca superou as expectativas e parece querer novos objetivos. Isso poderá ver-se em breve, com a chegada destes carros ao mercado global e à Europa. A data foi revelada pelo presidente da Xiaomi.
Não foi um acaso a Xiaomi ter produzido 20.000 unidades por mês, graças às últimas expansões na sua principal fábrica de produção, que serão complementadas por uma futura expansão. Este ritmo permitiu à empresa começar a olhar para além do seu primeiro carro, com um segundo modelo, o Xiaomi YU7, com lançamento previsto para este ano.
Da mesma forma, o sucesso do SU7 facilitou a criação de uma versão desportiva, o Xiaomi SU7 Ultra. Embora tenha sido lançado na semana passada, já atingiu as 20.000 unidades reservadas, o dobro do que a própria marca esperava vender durante todo o ano. O preço mais elevado desta versão não foi suficiente para desencorajar os fãs.
Isto leva à eterna questão que tem sido apresentada: quando é que o Xiaomi SU7 estará disponível na Europa? Temos finalmente uma resposta concreta da Xiaomi. Além do Xiaomi 15 Ultra, o seu novo telemóvel topo de gama focado na fotografia, a empresa mostrou pela primeira vez fora da China o novo SU7 Ultra, e vários executivos falaram sobre este projeto, entre os quais o presidente da Xiaomi, Lu Weibing.
Em declarações, Lu Weibing respondeu a questões relacionadas com o lançamento global dos carros da Xiaomi. Apesar dos rumores, Weibing parece indicar que a Xiaomi ainda não tomou as medidas necessárias para começar a exportar os seus carros. Contudo, esse é precisamente o objetivo.
Especificamente, Weibing estabeleceu uma meta. Este será o objetivo que a empresa quer atingir, embora não tenha conseguido fazer mais promessas. Nas suas palavras, “espero que em 2027 possamos começar oficialmente a deixar as fronteiras da China”. Desde o seu lançamento, já foram exportadas várias dezenas de unidades do Xiaomi SU7 de forma não oficial.
Assim, parece faltarem dois anos para que os primeiros carros da Xiaomi sejam colocados à venda oficialmente fora da China. Claro que a data de lançamento em cada país dependerá provavelmente de aspetos como a homologação dos carros e as diferentes leis de cada mercado.