
A importação de automóveis em Portugal quase duplicou nos últimos quatro anos, passando de 60 mil unidades para 106 mil em 2024. A escassez de veículos novos durante a pandemia impulsionou esta tendência, tornando a compra de usados no estrangeiro uma opção mais atrativa.
“A importação veio para ficar, os consumidores perderam os medos, estão mais informados e começaram a aderir, ao mesmo tempo a “imagem” dos carros importados melhorou. Nesse sentido é de considerar que o mercado português vai ficar muito mais aberto à importação do que estava no passado”, diz Nuno Castel-Branco, Diretor-Geral do Standvirtual.
De acordo com o relatório Annual Market Report 2024 do Standvirtual, o segmento de usados tem registado um forte crescimento, com um aumento superior a 40% nos últimos anos. Só em 2024, foram importadas 27 mil unidades, contribuindo para um aumento de 10% no mercado de usados face a 2019.
A eletrificação do setor automóvel também tem sido impulsionada pela importação, especialmente no segmento de usados. A redução de preços da Tesla, a entrada de marcas chinesas como BYD e Xpeng e a esperada descida de preços da Stellantis e Volkswagen estão a exercer pressão sobre o mercado, refletindo-se nos preços dos elétricos novos e usados.