Pela pressão exercida pelo governos, cuja ajuda aos consumidores chega na forma de incentivos à compra, por exemplo, várias fabricantes têm investido na transição para uma mobilidade elétrica. Apesar da oferta crescente, os condutores parecem estar confusos relativamente à transição e aos veículos elétricos…
Apesar de a maioria dos condutores não ser contra os veículos elétricos, muitos estão confusos quanto às mudanças que estão para vir e quando, de acordo com um novo estudo da AA, o principal fornecedor de assistência rodoviária no Reino Unido.
Num inquérito a mais de 14.000 membros, a AA percebeu que 7% pensavam que o Governo britânico estava a proibir a venda de automóveis usados a gasolina e a gasóleo.
Além disso, cerca de um terço pensava que os veículos elétricos manuais existiam, e mais de um em cada cinco afirmou que nunca compraria um veículo elétrico.
Conforme citado pela Sky News, na perspetiva da AA, o plano do governo centra-se na “oferta, mas pouco faz para incentivar a procura de veículos elétricos”.
Pela confusão que ainda paira sobre os carros elétricos, a AA apelou aos ministros britânicos para que coordenem uma campanha de sensibilização do público, juntamente com a indústria automóvel, que vise diretamente os condutores que duvidam da viabilidade dos carros elétricos.
A nossa mensagem para o governo é que é necessário fazer mais para tornar os carros elétricos acessíveis a todos.
Afirmou Jakob Pfaudler, diretor-executivo da AA.
Na mesma linha de pensamento está Sue Davis, diretora dos direitos dos consumidores da Which?, que acredita que “o governo tem de fornecer a informação correta sobre os veículos elétricos e outras escolhas sustentáveis para que as pessoas tenham confiança para mudar”.
Quando se trata de fazer escolhas sustentáveis, como mudar para um carro elétrico, a nossa investigação mostra que as pessoas são frequentemente travadas por custos elevados, escolhas complexas ou incerteza.
De acordo com a AA, muitos condutores foram deixados para trás na transição e a compreensão dos seus pontos de vista é fundamental para desbloquear o progresso. A par disso, o estudo concluiu que a acessibilidade dos elétricos é vital e, uma vez que a maioria dos condutores compra automóveis usados, é essencial um mercado de automóveis usados saudável.
O relatório da AA, baseado em dados e investigação exaustivos, foi enviado ao secretário dos Transportes e ao secretário da Energia e das Alterações Climáticas do Reino Unido, e salienta a necessidade de mais apoio e melhor informação para incentivar a adoção de carros elétricos.
Apesar do crescimento das vendas de veículos elétricos, as fabricantes alertam, também, para o facto de o mercado não suportar o crescimento necessário para atingir os objetivos governamentais em matéria de veículos elétricos e apelaram a incentivos aos consumidores e à extensão dos benefícios fiscais.
Neste momento, o objetivo é que, em 2035, todos os novos automóveis e carrinhas sejam totalmente isentos de emissões, segundo o Ministério dos Transportes.