A suceder ao BYD Seal, o Citroën C3 foi eleito Carro do Ano de 2025, numa cerimónia que teve lugar, na terça-feira, em Lisboa. Enquanto grande vencedor da noite, o modelo da fabricante francesa venceu, também, na classe Citadino do Ano de 2025, com a versão 100% elétrica ë-C3 Max.
Este ano, o prémio Carro do Ano recebeu um total de 72 candidaturas, distribuídas por oito classes. Dessas, 43 modelos concorriam ao título principal de Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025.
Sucedendo ao BYD Seal, o Citroën C3 foi o modelo escolhido pelos 18 jurados, num painel compostos por jornalistas especializados dos principais órgãos de comunicação social do país.
Os jurados tomaram a decisão, após testarem os candidatos ao longo dos últimos meses, e considerando os seguintes critérios:
- Estética;
- Performance;
- Segurança;
- Fiabilidade;
- Preço;
- Sustentabilidade ambiental.
O Citroën C3, que venceu, também, na classe Citadino do Ano de 2025, com a versão 100% elétrica ë-C3 Max, destacou-se pela sua versatilidade, design, qualidade de construção, gama diversificada e preço competitivo.
No evento de ontem, que refletiu a crescente importância dos veículos elétricos no mercado automóvel, foram ainda distinguidos outros modelos em diversas categorias.
Vencedores por Categoria
- Citadino do Ano: Citroën ë-C3 Max
- Design do Ano: Renault 5 E-Tech Iconic
- Desportivo/Lazer do Ano: Hyundai Ioniq 5 N
- Elétrico do Ano: Renault 5 E-Tech Iconic
- Familiar do Ano: Skoda Superb Break Laurin & Klement 1.5 TSI PHEV
- Híbrido Plug-in do Ano: Renault Rafale E-Tech 4×4 300cv Plug-in Hybrid
- SUV Compacto do Ano: KIA EV3 Tech
- Grande SUV do Ano: Skoda Kodiaq 1.5 TSI 204cv PHEV