
Se decidir ignorar certos sintomas do motor do seu carro pode, mais tarde, obrigá-lo a abrir a carteira na oficina, face a avarias que comprometem o desempenho do seu carro. Em muitas ocasiões, problemas aparentemente pequenos podem esconder falhas graves em componentes importantes, o que o pode levar a desembolsar milhares de euros.
O jornal espanhol ‘El Confidencial’ chamou a atenção para o mecânico Scotty Kilmer – cujos vídeos no YouTube suscitam muita atenção -, que alertou para um sinal que muitos condutores ignoram e que pode ser a chave para evitar danos nesta componente crítica do funcionamento de um veículo.
O especialista automóvel, com mais de 50 anos de experiência no setor, explicou que um dos alertas mais comuns nos motores de combustão é o ralenti excessivo. “Acontece o mesmo com todos os carros: liga-se e fica um pouco mais rápido ao ralenti. Frequentemente, os carros que estão muito frios quando arrancam precisam de ficar um pouco mais rápidos ao ralenti para aquecer o motor”, explicou.
Em condições normais, um automóvel a gasolina deve rodar ao ralenti a cerca de 1.000 rpm , enquanto os automóveis a diesel devem rodar ao ralenti a aproximadamente 750 rpm. No entanto, se o motor for mantido a uma rotação acima das 2.000 rpm, pode ser indicativo de uma anomalia mecânica que, se não for corrigida a tempo, pode afetar componentes como o comando de válvulas, o volante do motor ou a embraiagem.
Este problema pode ser causado por vários motivos, incluindo uma placa do acelerador suja ou bloqueada. Se este componente não estiver em boas condições, o motor não regulará adequadamente a quantidade de ar necessária, provocando um aumento da velocidade de ralenti. “Isto acontece normalmente porque a placa do acelerador está presa e precisa de ser limpa”, alertou Kilmer.
Na maioria dos casos, esta avaria pode ser resolvida através da limpeza do regulador de ar ou da própria placa de acelerador, o que é uma manutenção simples e barata. No entanto, se o problema persistir, pode estar relacionado com uma fuga de vácuo, uma situação mais complexa de diagnosticar. Uma conduta danificada ou uma junta defeituosa podem interromper a mistura ar-combustível, afetando o desempenho do motor.
Outro sinal que não deve ser ignorado é o ralenti irregular, que pode provocar vibrações no veículo e dificuldade no arranque. “Conhecida como ralenti irregular, pode ter uma série de consequências ao longo do tempo, incluindo problemas no arranque do motor, agravamento da economia de combustível e potencial para grandes problemas mecânicos no futuro”, concluiu o especialista.