
A BYD vai revelar esta segunda-feira a sua nova plataforma de veículo elétrico a bateria (BEV), bem como a tecnologia de carregamento ultrarrápido que oferece o dobro da potência de carregamento do mais recente Supercharger da Tesla.
A fabricante chinesa de veículos de nova energia (NEV) anunciou que realizará um evento de lançamento da “BYD Super e-Platform” na sua sede em Shenzhen, no mesmo dia em que o sedan Han L e o SUV Tang L começarão as pré-vendas.
Segundo a BYD, numa publicação na rede social chinesa ‘Weibo’, a “BYD Super e-Platform” vai reinventar a tecnologia elétrica pura – uma vez que permitirá o carregamento ultrarrápido com até 1.000 kW de potência, o que permitirá que veículos elétricos (EV) sejam carregados tão rápido quanto um carro a gasolina tradicional pode ser reabastecido.
“A BYD Super e-Platform usará tecnologia disruptiva para resolver completamente a maior dor de cabeça no uso de veículos elétricos”, apontou a marca chinesa.
De acordo com alguns bloggers, as informações de especificação do supercharger mostravam que suportava tensões de carga de até 1.000 volts e potência de carga de até 1.000 kW. Isso significa que se o veículo suportar 1.000 kW de potência de carregamento, será capaz de encher uma bateria de 100 kWh em cerca de 10 minutos.
Atualmente, a potência máxima dos supercarregadores convencionais varia de 200 kW a 400 kW. Algumas empresas de automóveis oferecem potência de carregamento de até 500 kW, mas o número dessas instalações é pequeno.
A Tesla inaugurou os primeiros V4 Superchargers no mercado doméstico dos EUA em outubro de 2023, o dispositivo de carregamento elétrico de maior potência e velocidade de carregamento mais rápido da empresa até o momento. Alimentados pelo V4 Cabinet, os Tesla V4 Superchargers podem carregar até 500 kW.