Espanha mantém autoestradas públicas sem portagens

Espanha mantém autoestradas públicas sem portagens

Se em Portugal ainda se mantêm autoestradas públicas a pagar, na vizinha Espanha a decisão é completamente contrária. O primeiro-ministro Pedro Sánchez tem mantido o compromisso com os espanhóis, poupando milhares de euros.

Espanha tem cerca de 3 mil km de autoestradas gratuitas

De acordo com informações recentemente, atualmente, cerca de 85% das autoestradas em Espanha estão isentas de portagens, o que corresponde a aproximadamente 3.000 km de vias rápidas gratuitas.

Desde 2018, o governo espanhol tem vindo a eliminar portagens em várias autoestradas ao não renovar concessões, tornando quase 1.000 km adicionais gratuitos.

De acordo com a Lusa, o Governo espanhol quer manter a abolição das portagens, que assegura poupanças anuais de 1,4 mil milhões de euros aos cidadãos. Segundo o Ministério dos Transportes…

O Governo afasta qualquer possibilidade de tomar medidas para alargar ou modificar o sistema de pagamento por utilização nas autoestradas, vias rápidas ou estradas convencionais do Estado

Entre as autoestradas que passaram para gestão pública sem portagens, destacam-se a AP-7 (que liga a fronteira com França a Barcelona) e a AP-1. Há planos para continuar este processo em algumas vias restantes.