Espanha reduz limite de álcool na condução! E Portugal?

Espanha reduz limite de álcool na condução! E Portugal?

As leis sobre condução sob o efeito do álcool em todo o mundo pode variar de país para país. Enquanto algumas jurisdições aplicam uma política de baixa tolerância à prática de infrações, outras são mais tolerantes. Espanha reduziu o limite… e Portugal?

O limite de álcool no sangue de Portugal é de 0,05%…

Os condutores têm uma falsa sensação de confiança e perdem as suas inibições sob influência de álcool, o que faz com que corram mais riscos. Apesar de a taxa em que o álcool desaparece da corrente sanguínea ser de aproximadamente 0,015 g/100 ml por hora, este ainda pode aparecer numa análise ao sangue durante 12 horas.

O limite em Portugal é de 0,05%, uma limitação também estabelecida em países como a França, Itália e Croácia. Pode saber mais aqui.

Espanha reduz limite para 0,2 gramas por litro

De acordo com as informações, a Espanha reduziu o limite de álcool na condução de 0,5 para 0,2 gramas por litro de sangue. A proposta foi aprovada pelo parlamento espanhol, numa primeira votação (ainda não definitiva).

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Sociedade Portuguesa de Alcoologia (SPA), Joana Teixeira, considerou a iniciativa “de louvar” e uma “medida muito importante” no combate à sinistralidade rodoviária associada ao consumo de álcool.

A especialista defendeu que Portugal deveria adotar uma política semelhante, alertando que “é completamente diferente” ter uma taxa de 0,2 ou de 0,5 gramas de álcool no sangue (g/l) no que se refere aos efeitos que produz sobre a perceção do condutor.