
A chuva pode dificultar a condução de um veículo. Portugal atravessou, nos últimos dias, as consequências da depressão ‘Martinho’, que além das inúmeras quedas de árvores que danificou vários carros – cuja responsabilidade pelos prejuízos pode consultar aqui – deixou também estradas alagadas e conduções perigosas de condução, pelo que é essencial ter extrema cautela.
Quando chove muito, o asfalto fica escorregadio, ou seja, cria-se uma espécie de película de água que pode acabar causando a temida aquaplanagem, referiu a publicação espanhola ’20Minutos’. Caso encontre esse efeito, deve ter muito cuidado, pois o carro pode mover-se descontroladamente, uma vez que a água impede que as rodas adiram ao pavimento.
No entanto, há uma série de truques recomendados pelos mecânicos que podem ajudar a melhorar a tração do seu carro em dias de chuva forte.
A primeira coisa que deve ter em mente é que os pneus devem sempre manter a pressão recomendada pelos fabricantes. Essas informações estão disponíveis no manual do proprietário, mas também no batente da porta ou na tampa do tanque de combustível. No entanto, em dias chuvosos, os mecânicos geralmente recomendam aumentar um pouco a pressão para evitar aquaplanagem.
Na verdade, se encher os pneus do seu carro a 0,5 bar, a área de contacto com a água será muito menor porque apenas a parte central toca o asfalto. Isso significa que evita que o pneu “flutue” e que ocorra aquaplanagem. Além disso, deve ter em mente que quando chove ou está a começar a chover, deve diminuir um pouco a pressão para aumentar a superfície de contacto.