
Relembramo-nos da história da Alpine no mundo automóvel com a criação de automóveis leves e ágeis mas também na competição, como uma marca presente tanto nos rallies como na Fórmula 1. Com a eletrificação tenta agora posicionar-se neste novo mercado e lança aquela que denomina como a Dream Garage, sendo o A290 o primeiro desses modelos.
Partido da boa base do R5 da Renault, a marca resolveu fazer mesmo assim importantes melhorias no modelo, além de o dotar de dois motores mais potentes – 180 e 220cv (a versão de ensaio).
Exteriormente, olhamos para as cavas de rodas alargadas (pneus mais largos), para-choques mais encorpados com vários apontamentos aerodinâmicos, com o intuito de melhorar a aerodinâmica e estabilidade direcional, a inclusão dos faróis dianteiros com o lettering X, a recordar o seu passado nos rallies e também a inclusão de um pequeno spoiler atrás para melhorar eficiência e a dinâmica de condução.
Seja nos para-choques seja nas partes laterais encontramos vários detalhes que não são por isso mero exercício de estilo mas que pretendem apurar a eficiência do modelo.
O interior tem por base o R5, com o seu painel de instrumentos e central integrado e direcionado para o condutor, mas aqui com o software próprio, de acordo com o ADN desportivo da marca onde permite vislumbrar funções mais desportivas
Os bancos são ainda mais envolventes do que o modelo da Renault, principalmente no suporte lateral demonstrando bem para o que vem
Relembrando o passado histórico do modelo – o A110 – a marca posicionou a alavanca da caixa de velocidades exatamente no mesmo local que a do modelo a combustão – na consola central – retirando-a do volante. E por falar neste, o mesmo surge mais encorpado e a recordar os volantes da Fórmula 1, com três botões adicionais; um para os vários modos de condução, o segundo para as várias opções de regeneração de energia no canto inferior esquerdo e, no canto superior direito um botão de vermelha – o overtake – para maximizar a máxima potência num curto espaço de tempo.
E o que muda em termos de condução?
A base do Renault R5 é suficientemente boa e também do protótipo A290_β (onde colheu inspiração do concept car) – mas aqui foram feitas várias alterações ao nível do chassis, da suspensão, travões e da direção tornando-o um modelo mais reativo, mais dinâmico, com uma suspensão menos confortável mas mais desportiva e sobretudo um chassis extremamente eficaz para responder às exigências de um motor com 220 cavalos e tração dianteira.
Trata-se de um modelo compacto criado para eletrificar a sua marca mas sem perder a identidade desportiva. O seu espaço de eleição são as estradas de montanha e estradas com curvas encadeadas onde evidencia o trabalho da marca na eficácia de um modelo que responde bem em qualquer cenário, com uma direção direta, um chassis competente e umas suspensões que se adaptam perfeitamente aos vários modos de condução
Uma referência que é sempre importante do pocket rocket elétrico é a presença da bandeira francesa da marca, a recordar que é um modelo francês, construído em França, bem como as suas baterias .
O modelo que se apresenta nesta versão A290 GTS está disponível por cerca de 38.000 a €48.000.











