Combinar dinâmica, eficiência e autonomia elétrica alargada: conheça os novos Audi A5 e-hybrid quattro

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Combinar dinâmica, eficiência e autonomia elétrica alargada: conheça os novos Audi A5 e-hybrid quattro

Construído sobre a Plataforma Premium de Combustão (PPC), o novo Audi A5 recebe agora novos membros na sua família.

Juntamente com os modelos de motor a combustão pura, a Audi oferece agora, pela primeira vez, dois modelos híbridos plug-in (e-hybrid) com dois níveis de potência para a gama A5. Os clientes irão beneficiar de maior conforto e inovações técnicas para a sua mobilidade diária. A nova geração de baterias HV apresenta uma capacidade cerca de 45% superior. O aumento da eficiência da travagem regenerativa contribui para uma autonomia elétrica homologada para até 109 km.

Com a nova gama A5, a Audi embarcou no próximo capítulo da sua história de sucesso de modelos do segmento médio com uma linguagem de design mais marcante, tecnologia de combustão de última geração e um novo conceito de ergonomia e digitalização. Os novos modelos híbridos plug-in para a gama A5 oferecem aos clientes ainda mais flexibilidade e eficiência. Para tornar os novos híbridos plug-in ainda mais reconhecíveis, a Audi está a introduzir a designação tecnológica “e-hybrid” com efeito imediato.

“Como parte da nossa estratégia de lançamento de novos modelos, estamos a alargar significativamente a nossa oferta de veículos híbridos plug-in em 2025”, disse o CEO da Audi, Gernot Döllner. “Com uma potência de até 367 cv. (270 kW), a nossa nova geração de modelos híbridos plug-in oferece uma experiência de condução desportiva e confortável, bem como um equilíbrio harmonioso entre performance e eficiência.”

Geoffrey Bouquot, Membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Técnico da AUDI AG, acrescentou: “O aumento da autonomia elétrica dos nossos novos híbridos plug-in permite que os nossos clientes realizem a maior parte das suas deslocações diárias utilizando apenas energia elétrica. A nossa tecnologia híbrida combina o melhor dos dois mundos e proporciona um elevado nível de flexibilidade para a vida quotidiana. E com a nova designação tecnológica ‘e-hybrid’, tal é agora também mais facilmente reconhecível à primeira vista.”

Os novos Audi A5 Avant e-hybrid quattro e Audi A5 Limousine e-hybrid quattro estão disponíveis com dois níveis de potência: 220 kW (299 cv) e 270 kW (367 cv). Os veículos são alimentados por um motor 2.0 TFSI com uma potência de 185 kW (252 cv) e um motor elétrico que debita até 105 kW.

Nas versões de 270 kW, o Avant e o Limousine podem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos. As versões com 220 kW podem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos. Todas as variantes podem alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h.

No coração do novo A5 híbrido plug-in está a nova bateria de alta tensão colocada na traseira do veículo. A Audi aumentou a sua capacidade para 25,9 kWh (úteis: 20,7 kWh), um ganho de cerca de 45%. A potência máxima de carregamento em corrente alterna foi aumentada para 11 kW. Este aumento de potência reduz o tempo de carregamento de 0 a 100% para apenas 2,5 horas.

A Audi também aumentou significativamente o desempenho da travagem regenerativa, e os condutores podem agora ajustar o nível de impulso de recuperação no modo EV utilizando as patilhas no volante. O novo A5 e-hybrid funciona essencialmente com energia elétrica durante o máximo de tempo possível para utilizar totalmente a carga da bateria disponível até ao destino final. Quando esta função é ativada, o veículo recupera energia de forma automática, baseando-se nos dados do percurso armazenados no sistema de navegação. O novo A5 e-hybrid quattro também pode recuperar energia automaticamente sem orientação ativa do percurso.

A gestão híbrida dos novos modelos foi concebida para garantir a eficiência, a flexibilidade e o máximo conforto do cliente e seleciona automaticamente a estratégia de funcionamento ideal. Estão disponíveis dois modos de funcionamento: “EV” e ‘híbrido’. No modo EV, os modelos PHEV funcionam exclusivamente com energia elétrica. Ao conduzir em modo híbrido, o sistema de gestão híbrido mantém um nível de carga específico, conforme necessário, a fim de poupar energia elétrica suficiente para utilização posterior, por exemplo, para condução em modo elétrico na cidade. Para além do modo híbrido automático, o nível de carga desejado pode agora, pela primeira vez, ser selecionado individualmente através de um seletor digital.

Tal como toda a gama A5, os modelos PHEV contam com um elevado nível de equipamento de série. O desportivo A5 e-hybrid quattro, com o nível de potência mais elevado, vem equipado de série com o pacote exterior S line, o pacote Visual Black e os vidros escurecidos, o que lhe confere um aspeto particularmente dinâmico.

O A5 Limousine e-hybrid quattro com o nível base de potência tem um preço em Portugal a partir de 58.500 euros. O preço do novo A5 Avant e-hybrid quattro começa em 60.450 euros. O Limousine de elevada performance com equipamento de série significativamente superior tem um preço a partir de 69.550 euros, enquanto o A5 Avant e-hybrid quattro de 270 kW tem preços a partir de 74.500 euros. Os novos modelos e-hybrid, que são produzidos em Neckarsulm, podem ser encomendados a partir do início de abril de 2025. A entrega das primeiras unidades está prevista para junho de 2025.

Gestão inteligente da transmissão para uma maior eficiência

A gestão eletrónica híbrida dos novos modelos foi concebida para garantir a eficiência, a flexibilidade e o máximo conforto do cliente e seleciona, automaticamente, a estratégia de funcionamento ideal. O acionamento elétrico é assegurado por um motor síncrono de íman permanente com uma potência máxima de 105 kW. O motor elétrico está integrado na caixa automática S tronic de sete velocidades.

O binário total do sistema está disponível logo a partir do ralenti, alcançando os 500 Nm na variante de 367 cv. (270 kW) e 450 Nm para a variante de 299 cv. (220 kW). A unidade eletrónica utilizada nos modelos híbridos plug-in do A5 é de uma última geração. O inversor é mais pequeno, mais leve e mais eficiente, reduzindo, assim, o consumo de eletricidade. Por conseguinte, o consumo em modo híbrido também é inferior.

Capacidade da bateria e densidade energética significativamente aumentadas

No coração do novo A5 híbrido plug-in está a nova bateria de alta tensão (bateria HV) colocada na parte traseira do veículo. Com 25,9 kWh (20,7 kWh úteis), a Audi aumentou a sua capacidade em cerca de 45% em comparação com o A6 TFSIe. Em contrapartida, o espaço necessário para a instalação aumentou apenas ligeiramente, tendo em conta o aumento significativo da capacidade: a bateria HV mede 992 × 996 × 177 milímetros. A interação mais desenvolvida e significativamente otimizada entre o travão mecânico de fricção e a recuperação de energia através do motor elétrico também aumentou o desempenho da travagem regenerativa.

As células da bateria do A5 e-hybrid estão dispostas numa única camada devido ao espaço disponível na secção traseira do automóvel. Cada célula prismática armazena cerca de 46% mais energia do que as células anteriormente utilizadas. Cada uma das células tem uma capacidade de carga de 70 amperes-hora (Ah). A composição da matéria-prima das células permite uma maior densidade energética. A energia da bateria é agrupada em 17 células, sendo que seis destas células formam uma unidade e estão ligadas em sequência.

A superior densidade energética significa que o conteúdo de energia e a densidade de energia do sistema HV foram aumentados, ocupando menos espaço. Graças a novos desenvolvimentos técnicos na química das células, está disponível uma maior potência elétrica em comparação com a geração anterior, mesmo com um baixo estado de carga e baixas temperaturas exteriores.

A potência de carregamento AC máxima possível foi aumentada de 7,4 kW para 11 kW trifásicos, dependendo da respetiva infraestrutura. Com este aumento de potência, o tempo de carregamento da bateria HV de 0 a 100% é reduzido para apenas 2,5 horas. Um cabo de carregamento (modo 3, ficha tipo 2) para um carregamento cómodo em casa (wallbox) e em estrada faz parte do equipamento de série.

Superior capacidade de recuperação de energia

Em comparação com a anterior geração, a Audi aumentou significativamente o desempenho da travagem regenerativa no novo A5 e-hybrid. A gestão eletrónica do modelo PHEV está otimizada para que a condução em modo totalmente elétrico seja a mais utilizada durante o maior tempo possível, fazendo uso total da carga da bateria qualquer que seja a viagem até ao destino.

A eficiência da condução híbrida plug-in depende das fases em que o condutor tira o pé do acelerador. Nestas situações, a recuperação em excesso é controlada através de uma desaceleração definida em função do modo de condução selecionado. Além disso, a recuperação automática pode ser predefinida no sistema MMI nos modos ‘D’ e ‘M’ da transmissão, sendo que o veículo faz variar a recuperação de forma autónoma. Os parâmetros para tal são os dados do trajeto armazenados no sistema de navegação, tais como declives e inclinações da estrada, raios das curvas, sinalética com nomes de localidades e deteção de novos limites de velocidade.

Outro fator importante é o tráfego na via: assim que a travagem regenerativa automática é selecionada, os sinais preditivos são introduzidos na função de travagem regenerativa em excesso com a ajuda do Assistente de Eficiência Preditiva (PEA). O novo A5 e-hybrid também pode efetuar travagens regenerativas automáticas sem orientação ativa do percurso.

Quando o pedal do travão é pressionado durante a desaceleração, o A5 Avant e-hybrid quattro e o A5 Limousine e-hybrid quattro podem recuperar até 88 kW de potência e reencaminhá-la até à a bateria HV. Funciona enquanto gerador, o motor elétrico é responsável por mais de 90% de todos os processos de desaceleração. O sistema integrado de controlo da atuação dos travões (iBRS) assegura uma travagem sem pressão e a melhor recuperação de energia possível. Os travões hidráulicos das rodas são utilizados apenas em manobras de travagem mais fortes e exigentes, sem que tal tenha qualquer efeito sobre a sensação de travagem para o condutor, uma vez que o pedal de travão e o sistema hidráulico dos travões estão dissociados.

Nível de recuperação regulável através de patilhas no volante

Graças à nova arquitetura eletrónica E3 1.2 utilizada na Plataforma Premium a Combustão (PPC), o nível de impulso de recuperação no modo de condução elétrica (modo EV) pode ser ajustado em três níveis utilizando as patilhas no volante, tal como acontece nos modelos totalmente elétricos. A patilha esquerda (menos) é utilizada para selecionar a travagem elétrica e o nível de recuperação correspondente. A patilha direita (mais) pode ser utilizada para reduzir o nível de recuperação. As patilhas podem, assim, ser utilizadas para definir um nível mais elevado de desaceleração antes de uma curva, por exemplo. No nível zero, o híbrido plug-in desloca-se livremente sem binário de retenção adicional quando o pé é retirado do pedal do acelerador – tal significa que a energia só é recuperada quando o travão é pressionado.

Estratégia de funcionamento inteligente para a máxima eficiência

Estão disponíveis dois modos de funcionamento nos novos modelos A5 PHEV: “EV” e ‘híbrido’. No modo EV, os modelos PHEV funcionam apenas com energia elétrica (mediante a carga da bateria). O motor de combustão só é ligado nas seguintes situações: desativação deliberada do modo EV no conjunto de botões localizados por baixo do ecrã panorâmico ou através do MMI; mediante seleção do programa de condução S; através do modo de condução selecionado no sistema de condução dinâmica Audi drive select; ou ao iniciar a orientação de percurso com o hybrid assist ativado.

Se o guia de navegação estiver ativado, o assistente híbrido tem em conta os dados do percurso ao selecionar o modo de condução. Nesta situação, o motor de combustão também é ativado durante o arranque, e o modo EV é desativado até que a ação de arranque termine. Se nenhuma destas situações ocorrer, os novos modelos híbridos plug-in utilizam a bateria HV no modo EV até que esta esteja completamente descarregada.

O cursor digital utilizado para controlar o estado de carga desejado através do MMI no modo híbrido não pode ser operado no modo EV, porque a carga da bateria será totalmente utilizada no modo de condução 100% elétrico. No modo EV, a velocidade do veículo está limitada a 140 km/h. A condução dos modelos PHEV pode ser iniciada no modo EV ou híbrido, e o modo utilizado em último lugar será definido como padrão para quando o veículo for iniciado novamente.

Ao conduzir em modo híbrido, o sistema de gestão eletrónica mantém o estado de carga da bateria no nível necessário para poupar energia elétrica suficiente para utilização posterior, por exemplo, para condução elétrica em cidade. Em cidade, o A5 Limousine e-hybrid quattro pode percorrer até 115 km apenas com energia elétrica, de acordo com o valor WLTP EAER City. A autonomia média WLTP em modo totalmente elétrico é de 109 km para o Limousine e de 107 km para o Avant (versões de 299 cv. – 220 kW) – 104 e 103 km, respetivamente, para Limousine e Avant de 367 cv. (270 kW).

Quando se trata de otimização do consumo, o modo híbrido é mais eficiente tanto para distâncias curtas como para deslocações mais longas. Dependendo da situação de condução e das necessidades de energia do condutor, a estratégia de funcionamento decide se a condução deve ser feita em modo elétrico ou híbrido, de forma a ser o mais eficiente possível.

O modelo PHEV prefere ser conduzido só por energia elétrica em zonas urbanas. A velocidades mais elevadas, a proporção de condução híbrida vai aumentando. Com a orientação ativa do percurso, a estratégia de funcionamento tem em consideração o percurso planeado e a melhor configuração energética possível para o percurso desejado é automaticamente selecionada.

Para alcançar a maior eficiência, o veículo calcula quais as partes do percurso que são adequadas para condução em modo 100% elétrico. Por exemplo, a condução elétrica é preferível quando as velocidades são provavelmente baixas, como em áreas urbanas e engarrafamentos. Quando o assistente híbrido é ativado e o guia de percurso está ligado, as definições, como o nível de carga desejado, são substituídas para garantir uma estratégia de funcionamento eficiente.

Para além do modo híbrido automático, o nível de carga desejado pode agora, pela primeira vez, ser definido individualmente através de um seletor digital. Os condutores podem utilizá-lo para definir com precisão o nível de carga da bateria HV que querem preservar. O nível de carga também pode ser definido antes da viagem, para que haja energia suficiente disponível para a condução elétrica no destino, se assim o desejar ou se não houver opção de carregamento no local.

O nível da carga a preservar pode ser definido em passos definidos utilizando um cursor digital numa escala de percentagem. Se o valor pretendido do estado de carga (SoC) for inferior ao valor atual do SoC, a bateria será descarregada até esse valor. Se os valores alvo e real coincidirem, a energia virá principalmente do motor de combustão para manter o SoC. Se o SoC pretendido for superior ao SoC real, o veículo será alimentado pelo motor de combustão para recarregar a bateria.

A bateria é carregada com o objetivo de maximizar a eficiência e minimizar o impacto ambiental. Isto significa que o motor de combustão só carrega a bateria a velocidades superiores a 65 km/h; a baixas velocidades, o nível de carga é simplesmente mantido, o que maximiza a eficiência e permite uma condução parcialmente elétrica na cidade ou em situações de pára-arranca no trânsito. A bateria pode ser carregada desta forma até 75%, o que assegura que a bateria é carregada com a máxima eficiência durante a condução. Para aumentar a carga da bateria para mais de 75%, é necessário recorrer a uma fonte de carga externa de CA.

Equipamento de série ainda mais completo

Como toda a gama A5, os modelos PHEV fazem-se acompanhar por um elevado nível de equipamento de série, incluindo sistema de navegação, ecrã panorâmico MMI com tecnologia OLED, Audi drive select, cruise control, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros.

Além disso, os modelos híbridos plug-in estão equipados de série com ar condicionado automático de 3 zonas, sistema de aquecimento auxiliar e jantes de 18 polegadas. A carroçaria Avant tem uma bagageira de 361 litros de capacidade. Rebatendo os bancos traseiros – de série, na proporção de 40:20:40 – o volume aumenta para 1.306 litros. A capacidade da bagageira no Limousine varia entre 331 e 1.175 litros. O A5 está autorizado a rebocar reboques dotados de travão até 1.900 kg e até 750 kg sem travão. A carga máxima permitida no tejadilho é de 90 kg.

O sistema de ar condicionado de série com compressor elétrico não só funciona durante a condução nos modos EV e híbrido, como também funciona eletricamente com a viatura estacionada. Se o utilizador assim o desejar, o ar condicionado auxiliar garante uma temperatura interior confortável mesmo antes de se entrar no automóvel. O sistema pode ser programado diretamente no veículo ou através da aplicação myAudi.

O ar condicionado de conforto (opcional) pode ser usado para ativar recursos opcionais adicionais, como aquecimento dos bancos, ventilação dos bancos, aquecimento do volante e aquecimento do vidro. Ao destrancar o veículo com a chave de controlo remoto, também pode ser iniciada uma função de “controlo climático rápido”, ou seja, o interior pode ser rapidamente arrefecido, mesmo sem a aplicação. O ar condicionado automático de 3 zonas de série regula automaticamente a temperatura, a quantidade e a distribuição do ar separadamente para o condutor, o passageiro da frente e a fila traseira. O ar condicionado auxiliar de conforto pode ser definido ou ativado no MMI ou convenientemente através da aplicação myAudi.

No mais desportivo A5 e-hybrid quattro de 270 kW de potência, o pacote exterior S line, o pacote Visual Black e os vidros traseiros escurecidos para uma aparência particularmente dinâmica surgem enquanto parte do equipamento de série. Tal como no Audi S5, o e-hybrid quattro com 367 cv. (270 kW) inclui os faróis LED plus dianteiros e as luzes traseiras LED pro.

Sistema de estacionamento Pak Assist plus com indicador de distância e câmara de marcha-atrás, bancos desportivos numa combinação de couro/revestimento sintético, suspensão desportiva, jantes de 19 polegadas e pinças de travão vermelhas completam o extenso rol de equipamento de série. As variantes com 220 kW estão equipadas de série com jantes de 18 polegadas e ar condicionado automático de 3 zonas, entre outras caraterísticas. Todos os modelos A5 estão também equipados com bancos dianteiros aquecidos para o mercado europeu.

Para satisfazer os diferentes desejos e necessidades dos clientes, os novos híbridos plug-in e todos os modelos da gama A5 podem também ser encomendados com vários pacotes de equipamento que reúnem uma vasta gama de opcionais e de personalização.

O pacote Business, de entrada de gama, está disponível para a versão de 299 cv. (220 kW) e reúne vários equipamentos importantes e que ajudam a aumentar o conforto e a conectividade digital do veículo, oferecendo câmara traseira de ajuda ao estacionamento, cruise control adaptativo e sistema Park Assist Plus com ajuda ao parqueamento através de imagem virtual no ecrã do MMI.

O Audi Application Store, também incluído no Pacote Business, dá acesso a uma seleção cada vez maior de aplicações. O Smartphone Interface, igualmente incluído, liga o smartphone ao veículo e apresenta o conteúdo do smartphone diretamente no ecrã tátil do MMI. Os bancos desportivos dianteiros, que fazem parte do pacote Business, proporcionam ainda mais conforto e melhor apoio lateral nas curvas com o seu apoio lombar elétrico de quatro vias, apoios de cabeça integrados e apoios laterais dos bancos pronunciados.