
Em Portugal, 2025 arrancou com ‘entusiasmo’ no mercado de veículos usados, em particular nos elétricos: em janeiro último, verificou-se um crescimento de 24% na procura de veículos usados, segundo dados do ‘Standvirtual’. Mais recentemente, segundo um inquérito da DS Auto, 73% dos portugueses está disposto a pagar até 25 mil euros na compra de um veículo usado: os dados da marca especializada na compra e venda de automóveis do Grupo DS apontaram que 24% dos inquiridos estaria disposto a gastar entre 10 e 15 mil euros, sendo que 40% poderia avançar com entre 15 e 25 mil euros.
Em Espanha, no ano passado, relatou o jornal ‘El Economista’, o mercado de veículos usados teve um aumento de 9%, com mais de dois milhões de unidades vendidas, segundo dados da Ganvam. Em particular, os carros com mais de 15 anos, com 41% das preferências dos condutores do país vizinho, assim como os a gasóleo: 53% do veículos usados vendidos em 2024 são a diesel.
No entanto, a compra de um carro usado levanta sempre bastantes dúvidas – e riscos – aos condutores, sendo que uma das primeiras coisas que procura é um carro que lhe permita percorrer milhares de quilómetros sem problemas.
O que levanta a questão: quantos quilómetros são demais para um veículo usado?
Ao comprar um carro usado, um dos principais aspetos a considerar, mesmo antes da quilometragem, é a manutenção que recebeu. Para verificar esta informação, deve solicitar um relatório sobre o veículo que pretende adquirir – pode consultar mais aqui.
A média de quilómetros acumulados por ano por um condutor situa-se entre os 12 e 15 mil quilómetros: mais do que isso significa que o condutor passou muito tempo ao volante e a probabilidade de manutenção aumenta. Assim, face a esta média, um automóvel com cinco anos terá no odómetro entre 60 e 75 mil quilómetros, já um com 10 anos provavelmente terá entre 120 e 150 mil quilómetros.
No entanto, não há um número exato de anos e quilómetros estipulado, uma vez que a frequência de manutenção depende de vários fatores, como o fabricante: mas, na medida do possível, deve evitar comprar carros usados com mais de 10 anos ou com mais de 150 mil quilómetros nesse período de tempo.
O que acontece se comprar um veículo usado que seja mais antigo ou que tenha mais do que esta quantidade de anos ou quilómetros percorridos? Tudo é um grande incógnita: no entanto, a probabilidade de ter de ser submetido a grandes manutenções aumenta se o veículo exceder os limites acima referidos.