
Quando se senta ao volante do seu carro, é absolutamente essencial mantê-lo em ótimas condições para que reduza significativamente o risco de acidente ou avaria.
Por esse motivo, é recomendável que antes de fazer uma viagem de longa distância – como poderá fazer esta Páscoa ou no verão – realize uma inspeção ao seu veículo para detetar possíveis falhas. Um dos elementos que deve ser inspecionado com alguma regularidade é, sem dúvida, o para-brisas. Esta peça está sempre exposta aos elementos, o que a torna mais propensa a danos.
Um alfinete pode resolver a sua vida
Entre os problemas mais comuns dos para-brisas está a perda de pressão no jato de água, responsável por limpar o vidro dianteiro ou traseiro numa questão de segundos.
Para resolver esse problema, só precisa de uma agulha fina, que deverá inserir delicadamente no orifício por onde sai o líquido pressurizado: com este gesto, pode eliminar qualquer resto de porcaria no interior.
Por outro lado, se as escovas do para-brisas estiverem em mau estado, podem arranhar o vidro e reduzir a visibilidade, o que representa um risco ao quando conduz, pelo que convém fazer uma revisão do equipamento a cada dois anos – embora dependa da utilização.
Além disso, é aconselhável limpar regularmente o interior e o exterior do para-brisas com um pano húmido e sabão para evitar a humidade e, caso embaciem devido às mudanças de temperatura, o melhor é acionar o ar quente do carro e direcionar o jato em direção ao vidro para dissipar o embaciamento.