Visando a transição energética do país, a EDP criou uma alternativa mais leve e compacta aos tradicionais painéis solares. Desta forma, os consumidores poderão poupar até 25% no consumo de energia da rede.
Numa tendência que se espera crescente, há cada vez mais telhados de casas e fábricas forrados com painéis solares, com os consumidores a reconhecerem as vantagens deste tipo de geração de energia.
Entretanto, na quarta-feira, a EDP Comercial anunciou a produção de eletricidade a partir da energia do sol para apartamentos com varandas.
EDP quer que as famílias poupem no consumo de energia
A empresa portuguesa pretende responder “a uma parte importante do processo de transição energética do país”: o consumo energético das famílias.
Painéis solares, a instalar em gradeamento de varandas, vêm permitir que estas famílias possam fazer parte da transição energética e aproveitem, também elas, os benefícios do sol.
Escreveu a EDP, num comunicado citado pela imprensa nacional, explicando que procura chegar aos “proprietários de casas que tenham varanda com gradeamento e boa exposição solar”.
Com apenas três quilos e meio por painel (e não os 20kg de um painel tradicional), a oferta EDP Solar Apartamentos “é capaz de produzir energia suficiente para permitir uma poupança no consumo de energia da rede de até 25%”.
No mesmo comunicado, a EDP esclareceu que estes sistemas fotovoltaicos para a varanda se ligam diretamente “a uma simples tomada elétrica” e podem ser monitorizados em tempo real, através de uma aplicação móvel.
Além disso, evitarão a produção de mais de 100 quilos de emissões de carbono por ano.
Para poder instalar estes painéis solares mais leves e compactos na varanda, o consumidor deve:
- Garantir que o sistema solar é instalado num local da varanda com boa exposição solar. As orientações mais indicadas são sul, este ou oeste.
- Verificar se a varanda tem, no mínimo, 2,9 metros de comprimento, para ser possível instalar o sistema solar (de dois painéis).
- Garantir que o local de instalação não tem sombras ou que tem o mínimo possível, para que a produção solar seja o mais otimizada possível.
- Verificar que o sistema solar pode ligar diretamente a uma tomada exterior ou interior com ligação à varanda.