
Uma análise ao número de carros vendidos no mundo em 2024 deixa claro que ocorreram no setor mudanças muito significativas: se se olhar para volume, fica claro que a produção e as vendas estão a mover-se da EUA e da Europa para a China. Mas pode ser dito o mesmo dos resultados financeiros?
Em 2024, referiu a publicação ‘Motor1’, a indústria automóvel global vendeu aproximadamente 73 milhões de unidades, gerando uma receita total de 2.380 mil milhões de euros (mais 2,4%), ou seja, uma receita de 32.548 euros por unidade vendida ou entregue – um aumento notável considerando que as marcas, como um todo, venderam quase menos 50 mil unidades do que em 2023.
Ferrari, a ‘máquina de fazer dinheiro’ da indústria automóvel
Mais uma vez, a Ferrari domina o ranking de rentabilidade com resultados impressionantes. Em 2024, a empresa italiana faturou 1,88 mil milhões de euros de uma receita total de 6,68 mil milhões de euros: assim, pouco mais de 28% do valor de cada carro tornou-se lucro operacional. Contas feitas, a Ferrari faturou em média 136.671 euros por cada carro entregue em 2024.
O salto é impressionante: a marca do Cavallino Rampante lucrou, em 2023, 117.927 euros por carro, ou seja, o lucro operacional aumentou 16%.
Suzuki é o terceiro fabricante mais lucrativo
Entretanto, no ‘mundo real’, onde as pessoas conduzem carros normais, o desempenho da Suzuki tem sido o melhor. A sua margem operacional (a percentagem das vendas que a empresa obtém após o pagamento das despesas operacionais) aumentou de 8,48% em 2023 para 10,30% em 2024. Embora isso possa parecer pequeno, é o maior aumento entre as 30 empresas analisadas.
A fabricante japonesa foi a terceira mais lucrativa do mundo, atrás apenas de duas fabricantes de supercarros: Ferrari e Porsche.
Junto com os seus volumes de vendas, a Stellantis também viu um declínio acentuado na rentabilidade. A margem caiu de 11,81% em 2023 para 2,35% no ano passado, tornando-se a empresa com pior desempenho em termos de variação de margem entre as 30 marcas analisadas. Em 2024, o grupo faturou 656 euros por carro entregue, uma queda de 82% face aos resultados de 2023. Porsche, BMW Group, Mercedes-Benz e Nissan também registaram perdas significativas de margem operacional.
Mas vamos a números:
As marcas automóveis mais lucrativas em 2024 (margem operacional):
1º Ferrari – 28,15%
2º Porsche – 14,08%
3º Suzuki – 10,3%
4º Toyota – 10,25%
5º Subaru – 9,83%
Os menos rentáveis:
1º Grande Muraille (China) – 0,87%
2º Nissan – 1,22%
3º Stellantis – 2,35%
4º Grupo Tata – 2,4%
5º Ford – 2,82%
Maiores fabricantes do mundo por receita:
1º Grupo Volkswagen – 324,656 mil milhões de euros
2º Toyota – 286,111 mil milhões de euros
3º Hyundai-Kia – 184,791 mil milhões de euros
4º General Motors – 180,130 mil milhões de euros
5º Vau – 177,776 mil milhões de euros
6º Stellantis – 156,878 mil milhões de euros
7º Mercedez-Benz – 145,594 mil milhões de euros
8º Grupo BMW – 142,38 mil milhões de euros
9º Honda – 133,170 mil milhões de euros
19º BYD – 102,31 mil milhões de euros.