
Nos últimos anos, o mercado de carros usados tem visto um aumento de popularidade devido aos aumentos significativos de preços nos veículos novos nas últimas duas décadas. No entanto, envolve riscos – como quilómetros alterados, consertos caros, entre outros – e, tendo-se tornado mais concorrido, tornou-se também mais apetitoso para os criminosos, aproveitando-se da falta de conhecimento do setor.
Um golpe que fez sucesso nos Estados Unidos chegou recentemente à Europa, em particular a Espanha, anotou a publicação do país vizinho ‘El Economista’, e que afeta diretamente os carros usados.
E como funciona? Coloque-se neste cenário: anunciou a venda do seu carro num portal de vendas de usados na internet. Surge um potencial comprador que o aborda, mostrando-se muito interessado. O golpe começa quando o comprador diz que antes de comprar o veículo precisa de um relatório, embora peça que seja o comprador a obtê-lo – e envia um link para conseguir o relatório.
Depois de clicar no link, e pagar pelo suposto relatório, não recebe nada. E acabou de ser enganado.
Esse golpe, muito comum nos Estados Unidos, chegou à Europa e já afetou milhares de pessoas. Pode não ser muito, mas a verdade é que se se multiplicar o preço desse relatório, de cerca de 20 euros, pelo número de pessoas enganadas, a quantia de dinheiro é considerável.
Por isso, se receber uma mensagem como essa, o que deve fazer é ignorá-la e não cair na armadilha. Se precisar de obter um relatório de inspeção do veículo, faça-o diretamente juntos das entidades oficiais.