Projeto europeu de baterias inteligentes para uma nova era da mobilidade elétrica

Projeto europeu de baterias inteligentes para uma nova era da mobilidade elétrica

Há um projeto europeu que concebe baterias modulares com 60% de alumínio reciclado, reduzindo 777 kg de CO₂ por unidade e que permite um carregamento ultrarrápido. Conheça o projeto Marvel.

Baterias modulares e sustentáveis para automóveis elétricos

O projeto europeu Marbel aposta no ecodesign, na segunda vida e na inteligência artificial para reduzir emissões, prolongar a vida útil e promover uma mobilidade mais limpa.

Características do projeto:

  • Baterias modulares, mais fáceis de montar e desmontar.
  • Até 60% de alumínio reciclado: poupança de 777 kg de CO₂ por bateria.
  • Inteligência artificial prevê a vida útil e o estado de saúde da bateria.
  • Tecnologia de carregamento ultrarrápido e eficiente.
  • Possibilidade de operar entre 400V e 800V, conforme necessidade.
  • Segunda vida útil para aplicações energéticas além do automóvel.
  • Recuperação de metais valiosos como lítio, níquel e cobalto.
  • Redução drástica do cabeamento: de 20 metros para 80 cm.
  • Sistema com gémeo digital e gestão inteligente sem fios.
  • Participação de 16 parceiros em 8 países europeus.

Esta aposta foca-se num novo conceito de bateria para veículos elétricos com base na modularidade, no ecodesign e na reciclagem em larga escala.

O objetivo: reduzir o impacto ambiental da mobilidade elétrica e avançar para uma economia circular na indústria automóvel.

O design facilita a montagem e desmontagem dos componentes, o que melhora a reparação, reutilização e reciclagem — prolongando a vida útil da bateria e reduzindo o consumo de novos materiais e a geração de resíduos.

Materiais sustentáveis: menos CO₂, mais circularidade

As caixas das baterias contêm até 60% de alumínio reciclado pós-consumo, permitindo uma poupança de até 777 kg de CO₂ por unidade. Esta abordagem reduz significativamente a pegada de carbono da produção.

A bateria integra um sistema de arrefecimento uniforme em células e condutores (busbars), com algoritmos de otimização de carga.

A Junction Box permite a comutação entre 400V e 800V, adaptando-se a diferentes veículos e necessidades.

Inteligência artificial ao serviço da bateria

O Sistema de Gestão da Bateria (BMS) é inteligente e ligado por Bluetooth, reduzindo o peso e complexidade do sistema.

O Smart Cell Manager (iSCM) em cada célula comunica diretamente com o BMS, reduzindo o cabeamento para apenas 80 cm.

Todos os dados são reunidos num gémeo digital baseado em IA e machine learning, que prevê o estado da carga, a saúde e a vida útil da bateria, além de planear eficientemente a sua reutilização.

Quando deixam de ser viáveis para uso automóvel, as baterias podem ser reaproveitadas para aplicações energéticas como armazenamento em sistemas solares ou edifícios inteligentes, reduzindo resíduos perigosos e promovendo a sustentabilidade.

Recuperação avançada de materiais valiosos

O projeto inclui a recuperação de lítio, cobalto, níquel, manganês e grafite de elevada pureza, respeitando os critérios do Regulamento Europeu para baterias, reduzindo a dependência de matérias-primas virgens.

Potencial e lições deste avanço

Estas baterias inteligentes e sustentáveis:

  • Diminuem a extração de recursos naturais e o seu impacto.
  • Reduzem as emissões em toda a cadeia de valor.
  • Prolongam a vida de produtos tecnológicos, gerando menos resíduos.
  • Facilitam a transição energética, graças ao armazenamento acessível e escalável.
  • Podem integrar-se facilmente em comunidades energéticas e microrredes.

O que aprendemos?

  • O design com reutilização em mente é essencial à sustentabilidade.
  • Prolongar a vida útil poupa recursos e dinheiro.
  • A tecnologia pode ser aliada do ambiente se for pensada de forma ecológica.
  • Reciclar é importante, mas reparar e reacondicionar é igualmente crucial.
  • Cada escolha no design conta, desde os materiais à desmontagem.
  • A colaboração internacional é vital para enfrentar os desafios da transição energética e das alterações climáticas.

O projeto, que conta com um orçamento de 11 milhões de euros, foi financiado pelo programa H2020 da União Europeia.

O consórcio Marbel reuniu 16 empresas de vários países europeus, entre as quais universidades e centros de investigação, uma empresa de engenharia automóvel, duas empresas, um OEM e três fabricantes de componentes.