Mazda revela rival do Tesla Model Y: EZ-60 tem raízes chinesas, mas será vendido em outros mercados

<div style="margin-bottom:20px;"><img width="2196" height="1338" src="https://executivedigest.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/04/Mazda-EZ-60-2-Copia.jpg" class="attachment-post-thumbnail size-post-thumbnail wp-post-image" alt="" decoding="async" loading="lazy" srcset="https://executivedigest.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/04/Mazda-EZ-60-2-Copia.jpg 2196w, https://executivedigest.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/04/Mazda-EZ-60-2-Copia-300x183.jpg 300w, https://executivedigest.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/04/Mazda-EZ-60-2-Copia-739x450.jpg 739w, https://executivedigest.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/04/Mazda-EZ-60-2-Copia-768x468.jpg 768w, https://executivedigest.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/04/Mazda-EZ-60-2-Copia-1536x936.jpg 1536w, https://executivedigest.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/04/Mazda-EZ-60-2-Copia-2048x1248.jpg 2048w" sizes="(max-width: 2196px) 100vw, 2196px" /></div>Mazda ainda não quer revelar o interior do EZ-60. Terá de se esperar pelo Auto Shanghai 2025, que acontecerá no final deste mês

Mazda revela rival do Tesla Model Y: EZ-60 tem raízes chinesas, mas será vendido em outros mercados

A Mazda está a acelerar a sua expansão para os veículos elétricos através da colaboração com o seu parceiro chinês: após o lançamento do EZ-6 no ano passado, o equivalente SUV do sedan foi revelado na rede social chinesa ‘Weibo’. O EZ-60 também ganhou vida através de uma parceria com a Changan, uma fabricante estatal de automóveis da China. A joint venture 50/50, fundada há mais de uma década, ajudou a Mazda a lançar o 6º modelo na Europa. Da mesma forma, espera-se que este novo modelo seja vendido fora da China sob o nome CX-6e.

É uma versão de produção do concept Arata – pode ver o vídeo aqui – e uma tentativa de criar outro SUV elétrico na esperança de que seja mais bem-sucedido do que o MX-30, que tem registado números pouco impressionantes de vendas. O visual é animado, com a presença de arcobotantes, raros nesse estilo de carroceria – e câmaras laterais a substituir os espelhos retrovisores são legais em veículos de produção na China há cerca de dois anos, relatou o site especializado ‘Motor1’.

O concorrente do Tesla Model Y provavelmente é um Deepal S07, o que implica um motor totalmente elétrico e uma variante de extensão de alcance com um motor a gasolina de 1,5 litros. No entanto, não está claro se este último estará disponível na Europa. Por enquanto, a Mazda oferece apenas o sedan EZ-6, que compete com o Model 3, numa versão puramente elétrica. Se não conhece a Deepal, é a marca da subsidiária elétrica da Changan.

A Mazda ainda não quer revelar o interior do EZ-60. Terá de se esperar pelo Auto Shanghai 2025, que acontecerá no final deste mês. No entanto, espera-se que a cabina seja inspirada no EZ-6, com uma grande tela central e poucos controles físicos. O interior conta com materiais mais premium para merecer o selo do que o seu equivalente chinês.

A Mazda planeia produzir um terceiro e quarto modelos como parte de sua joint venture com a Changan. Se aprovados, os veículos adicionais serão comercializados entre 2028 e 2030. Enquanto isso, a Zoom-Zoom está trabalhando na sua própria plataforma para veículos elétricos. O primeiro modelo deverá ser lançado em 2027, com versões derivadas previstas para o final da década.