Por que as baterias dos elétricos BYD não pegam fogo em caso de colisão ou furo? O segredo está nos seus testes

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Por que as baterias dos elétricos BYD não pegam fogo em caso de colisão ou furo? O segredo está nos seus testes

Nem todas as baterias são iguais, nem todos os veículos elétricos (EV) pegam fogo em caso de acidente. No entanto, há marcas, como a BYD, que já se anteciparam a isso desde o seu desenvolvimento, com testes tão exigentes que conseguiram o que quase ninguém mais conseguiu.

A empresa automóvel chinesa utilizou em todos os seus modelos vendidos no mercado europeu a sua Blade Battery, projetada para oferecer uma vida útil sem precedentes na indústria de EV. Graças à sua avançada tecnologia de fosfato de ferro-lítio (LFP), esta bateria pode suportar mais de 3 mil ciclos de carga e descarga, permitindo que alcance uma vida útil de mais de 1,2 milhões de quilómetros.

Esse nível de durabilidade é essencial para reduzir o impacto ambiental do EV, minimizando a necessidade de substituições e garantindo um desempenho estável durante toda a vida útil do carro. Além disso, a Blade Battery conta com uma garantia oficial de 8 anos ou 200.000 quilómetros, reforçando a confiança na sua confiabilidade.

Maior autonomia e desempenho

A tecnologia Blade Battery otimiza o consumo de energia, oferecendo autonomia de condução urbana em até 690 quilómetros, dependendo do modelo BYD em que estiver instalada. Entre as suas inovações mais notáveis ​​está o módulo de controlo do motor de carboneto de silício, que reduz as perdas de energia em até 87%, aumentando a eficiência do sistema elétrico e melhorando a autonomia geral do veículo em 10%.

Outra vantagem é seu desempenho em temperaturas extremas, operando idealmente na faixa de -35°C a 55°C, o que o torna ideal para uso em qualquer tipo de clima.

Resistência e proteção avançadas

A segurança é outro pilar da Blade Battery. Passou com sucesso no Teste de Penetração de Prego, um dos mais exigentes na indústria de baterias. Este teste envolve a inserção de um longo prego de aço diretamente na célula da bateria, simulando danos graves, como os que poderiam ocorrer numa colisão séria ou se um objeto pontiagudo penetrasse na bateria.

O objetivo do teste é avaliar a reação térmica da bateria a uma perfuração interna. Em baterias convencionais, esse tipo de teste geralmente resulta em incêndios violentos ou explosões devido ao efeito de fuga térmica, uma reação em cadeia causada pelo aquecimento extremo que também é muito caro para extinguir.

A bateria Blade, no entanto, não mostrou combustão ou emissão de fumo durante este teste. Além disso, mantém a sua temperatura abaixo de 60°C, valor até 10 vezes menor que o alcançado por baterias de lítio convencionais em condições semelhantes. Isso é possível graças à química do LFP (fosfato de ferro e lítio) e o seu design estrutural avançado, que limita eficientemente a propagação de calor e garante maior estabilidade térmica.

Além do Teste de Penetração de Pregos, a Bateria Blade demonstrou resistência excecional em testes de sobrecarga de até 260%, em testes de forno a temperaturas superiores a 300°C, bem como em testes de esmagamento, imersão em água salgada e quedas de altura, superando em muito os padrões internacionais de segurança.

Mais espaço e uma estrutura reforçada

O design inovador da Blade Battery é outro dos seus pontos fortes. Graças à estrutura em forma de lâmina das suas células, elas são dispostas numa matriz que reduz o volume da bateria em até 50%, melhorando o espaço interno do veículo e permitindo maior flexibilidade de design.

Cada célula atua como uma travessa estrutural, aumentando a rigidez torcional do conjunto e melhorando a segurança em caso de colisão. Para reforçar a sua estrutura, a Blade Battery conta com painéis de alumínio em formato de favo de mel, projetados para suportar forças de impacto e dissipar calor de forma eficiente. Combinado com a tecnologia Cell to Body da BYD, que integra a Blade Battery diretamente na estrutura do veículo, valores de rigidez torcional ainda maiores são alcançados, o que também melhora a segurança, a eficiência e a dinâmica do veículo.