Estes são os seis gestos ‘proibidos’ no seu carro… isto se não quiser uma conta alta na oficina

Os carros são projetados para serem conduzidos com eficiência, pelo que, quando se 'maltratam' as suas peças, podem surgir problemas sérios: os maus hábitos que se veem diariamente nas estradas portuguesas são facilmente evitáveis

Estes são os seis gestos ‘proibidos’ no seu carro… isto se não quiser uma conta alta na oficina

Os carros são projetados para serem conduzidos com eficiência, pelo que, quando se ‘maltratam’ as suas peças, podem surgir problemas sérios: os maus hábitos que se veem diariamente nas estradas portuguesas são facilmente evitáveis.

Nas redes sociais, multiplicam-se os avisos sobre a forma como lidar com o seu veículo, com alertas sobre pequenos erros (mas comuns…) dos condutores que causam problemas precoces nos componentes do carro. Certamente já terá feito pelo menos uma destas ações: até Berni, o especialista mecânico no vídeo em baixo, reconheceu o seu ‘mau comportamento’.

@bernideldesguace

Si haces alguna de estas 6 cosas en tu coche, lo estás haciendo mal 🚗❌ y tu coche puede acabar en el desguace: 1️⃣ Apoyar el pie en el embrague 🦶⚙️: Desgasta los componentes antes de tiempo. Usa el reposapiés, que para eso está. 2️⃣ Usar agua en vez de líquido limpiaparabrisas 🚿🚗: La cal obstruye los conductos y limpia peor. No seas rata. 3️⃣ Llevar la mano en la palanca de cambios ✋🔧: No eres Toretto, suelta eso. Se desgasta la caja de cambios. 4️⃣ Poner gasolina con el coche encendido ⛽🔥: Quién hace esto? Riesgo de incendio gratis. 5️⃣ Frenar fuerte en bajadas en vez de usar el motor 🏔️🛑: Se calientan los frenos y pierden eficacia. Usa marchas cortas. 6️⃣ Usar "N" en semáforos con coche automático ⚡🔄: No cuida la transmisión, al revés. Déjala en "D" y relájate. 💬 Cuántas de estas haces sin darte cuenta? Yo no puedo evitar la 5 😅

♬ original sound – bernideldesguace

E quais são os seis erros em questão?

Os seis pontos são muito claros. Primeiro, tem de parar de apoiar o pé na embraiagem quando não a estiver a usar: há um espaço ao lado dela para colocar o pé. Depois, Berni recomendou o uso de fluido de limpeza no para-brisas, nunca água. Importante também, que provavelmente já terá feito mais do que uma vez: pare de apoiar a mão na manete das mudanças.

O quarto é menos comum, mas muito perigoso: não encha o tanque de gasolina com o carro ligado. Segue-se um erro bastante comum, que o próprio mecânico o faz: não trave bruscamente em descidas, utilize a caixa para reduzir velocidade. Por último, dedicado aos utilizadores de carros automáticos: não utilize a posição neutra (N) em semáforos.

Quais são as consequências de cada uma dessas ações?

Primeiro, apoiar o pé na embraiagem enquanto conduz faz com que os componentes se desgastem prematuramente devido ao atrito constante, e o mesmo vale para apoiar a mão nas mudanças.

Por outro lado, usar água pode estragar a bomba do limpador de para-brisa. Da mesma forma, abastecer com o carro ligado pode causar um incêndio, e travar bruscamente em declives pode danificar os travões a ponto de impossibilitar a movimentação. Por fim, deixar a transmissão automática em ponto morto em semáforos causa stress e desgaste.

Como pode saber se a embraiagem está estragada?

Um truque simples para verificar a condição da embraiagem é parar o carro numa superfície segura e plana, como um estacionamento vazio. Em seguida, ligue o motor, pressione a embraiagem e engate a mudança mais alta disponível (quinta ou sexta).

Se a embraiagem estiver em boas condições, o carro deve ‘morrer’ imediatamente. Porém, se não engatar imediatamente, significa que o disco está a patinar, indicando que a sua vida útil está a chegar ao fim e é aconselhável substituí-lo.

Leia este e outros artigos aqui.