Os carros são projetados para serem conduzidos com eficiência, pelo que, quando se ‘maltratam’ as suas peças, podem surgir problemas sérios: os maus hábitos que se veem diariamente nas estradas portuguesas são facilmente evitáveis.
Nas redes sociais, multiplicam-se os avisos sobre a forma como lidar com o seu veículo, com alertas sobre pequenos erros (mas comuns…) dos condutores que causam problemas precoces nos componentes do carro. Certamente já terá feito pelo menos uma destas ações: até Berni, o especialista mecânico no vídeo em baixo, reconheceu o seu ‘mau comportamento’.
@bernideldesguace Si haces alguna de estas 6 cosas en tu coche, lo estás haciendo mal 🚗❌ y tu coche puede acabar en el desguace: 1️⃣ Apoyar el pie en el embrague 🦶⚙️: Desgasta los componentes antes de tiempo. Usa el reposapiés, que para eso está. 2️⃣ Usar agua en vez de líquido limpiaparabrisas 🚿🚗: La cal obstruye los conductos y limpia peor. No seas rata. 3️⃣ Llevar la mano en la palanca de cambios ✋🔧: No eres Toretto, suelta eso. Se desgasta la caja de cambios. 4️⃣ Poner gasolina con el coche encendido ⛽🔥: Quién hace esto? Riesgo de incendio gratis. 5️⃣ Frenar fuerte en bajadas en vez de usar el motor 🏔️🛑: Se calientan los frenos y pierden eficacia. Usa marchas cortas. 6️⃣ Usar "N" en semáforos con coche automático ⚡🔄: No cuida la transmisión, al revés. Déjala en "D" y relájate. 💬 Cuántas de estas haces sin darte cuenta? Yo no puedo evitar la 5 😅
E quais são os seis erros em questão?
Os seis pontos são muito claros. Primeiro, tem de parar de apoiar o pé na embraiagem quando não a estiver a usar: há um espaço ao lado dela para colocar o pé. Depois, Berni recomendou o uso de fluido de limpeza no para-brisas, nunca água. Importante também, que provavelmente já terá feito mais do que uma vez: pare de apoiar a mão na manete das mudanças.
O quarto é menos comum, mas muito perigoso: não encha o tanque de gasolina com o carro ligado. Segue-se um erro bastante comum, que o próprio mecânico o faz: não trave bruscamente em descidas, utilize a caixa para reduzir velocidade. Por último, dedicado aos utilizadores de carros automáticos: não utilize a posição neutra (N) em semáforos.
Quais são as consequências de cada uma dessas ações?
Primeiro, apoiar o pé na embraiagem enquanto conduz faz com que os componentes se desgastem prematuramente devido ao atrito constante, e o mesmo vale para apoiar a mão nas mudanças.
Por outro lado, usar água pode estragar a bomba do limpador de para-brisa. Da mesma forma, abastecer com o carro ligado pode causar um incêndio, e travar bruscamente em declives pode danificar os travões a ponto de impossibilitar a movimentação. Por fim, deixar a transmissão automática em ponto morto em semáforos causa stress e desgaste.
Como pode saber se a embraiagem está estragada?
Um truque simples para verificar a condição da embraiagem é parar o carro numa superfície segura e plana, como um estacionamento vazio. Em seguida, ligue o motor, pressione a embraiagem e engate a mudança mais alta disponível (quinta ou sexta).
Se a embraiagem estiver em boas condições, o carro deve ‘morrer’ imediatamente. Porém, se não engatar imediatamente, significa que o disco está a patinar, indicando que a sua vida útil está a chegar ao fim e é aconselhável substituí-lo.
Leia este e outros artigos aqui.