O homem que comandava a Fiat e o estilo europeu tem 3 carros de luxo exclusivos em leilão (veja as imagens)

Três automóveis pessoais de Gianni Agnelli, um emblemático industrial italiano e ex-líder da Fiat, estão a ser leiloados pela RM Sotheby's num evento considerado histórico para colecionadores e entusiastas de automóveis.

O homem que comandava a Fiat e o estilo europeu tem 3 carros de luxo exclusivos em leilão (veja as imagens)

Três automóveis pessoais de Gianni Agnelli, um emblemático industrial italiano e ex-líder da Fiat, estão a ser leiloados pela RM Sotheby’s num evento considerado histórico para colecionadores e entusiastas de automóveis.

Gianni Agnelli não era apenas o homem mais rico da história moderna de Itália — era também conhecido pelo seu gosto refinado, que influenciou tanto a indústria automóvel como a da moda, conta o ‘elEconomista’.

Essa visão singular está patente nos três modelos agora disponíveis, todos produzidos exclusivamente para uso pessoal do empresário.

O leilão “Sealed – The Gianni Agnelli Collection” decorre até 24 de abril e conta com os seguintes exemplares:

 

Fiat 130 Familiare (1974)

Este exemplar é o primeiro de apenas três Fiat 130 Familiare construídos para a família Agnelli, destacando-se pelo design desenvolvido pelo Centro Stile da Fiat e pela construção artesanal da Officina Introzzi. A pintura prateada, os detalhes em madeira nas laterais e o exclusivo cesto de vime no tejadilho evidenciam o estilo único de Agnelli.

Equipado com motor V6 de 3,2 litros e transmissão automática, o carro encontra-se em excelente estado de conservação e já participou em eventos de prestígio como o Concorso d’Eleganza Villa d’Este e o ICE St. Moritz. Estima-se que possa atingir um valor entre 170.000 e 300.000 euros.

Fiat Panda 4×4 (1986)

Agnelli adquiriu este Fiat Panda 4×4 novo, em fevereiro de 1986, e manteve-o durante 15 anos. Recentemente restaurado à sua configuração original, o veículo é um testemunho da atenção ao detalhe do industrial, mesmo nos modelos mais utilitários.

Com motor de 1.108 cc e tração integral,o seu valor estimado ronda entre 20.000 e 40.000 euros.

Lancia Thema Familiare Zagato (1985)

Este Lancia Thema Familiare é um dos dois únicos protótipos com carroçaria desenhada pela Zagato, tendo sido entregue novo a Agnelli em 1985. Usado pessoalmente durante dois anos, o modelo conta com um motor V6 de 2,8 litros e distingue-se pelos pilares traseiros pretos. Com apenas 92.329 km registados, está em notável estado de conservação e poderá alcançar valores entre 80.000 e 160.000 euros.

 

 

 

 

Leia este e outros artigos aqui.