RENAULT RAFALE atelier Alpine E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid
A Renault apresenta o seu SUV coupé topo de gama do segmento D, sob o nome Rafale em homenagem ao avião de corrida com o mesmo nome existente em 1934, e que na altura simbolizava inovação e desempenho.
Pelo facto de pertencer ao segmento D, encontramos por isso uma viatura de grandes dimensões e que, em colaboração com o atelier Alpine foi desenvolvida uma versão desportiva com 300 cavalos a partir do motor 1.2 tricilíndrico, a que se juntaram dois motores elétricos, conseguindo com isto uma potência combinada de 300 cavalos, além do sistema 4Control que lhe permite ter as quatro rodas direcionais
Esteticamente, o Rafale é muito similar aos outros modelos da marca com uma imagem muito familiar, uma frente sobre-elevada onde se destaca a grelha em favos de mel e os pára-choques pronunciados. Com o seu formato coupé, a imagem que transparece é muito desportiva, ajudada também pelos vários apêndices aerodinâmicos.
O interior é também ele é muito similar aos outros modelos da marca, muito tradicional, com boa qualidade de materiais e de construção, dominado pelo painel de instrumentos e por um ecrã central vertical que condensa a maior parte das funções do Rafale
A marca mantém ainda alguns botões físicos muito do agrado de vários utilizadores. As principais diferenças notam-se no volante mais desportivo e parte dele forrado a alcântara. Este, contém um botão para selecionar o modo de condução, desde o Eco, sport até ao modo snow e neve, além das patilhas no volante. Na consola central deslizante encontramos um botão para escolher entre o modo híbrido e o modo elétrico. Com a bateria de 22 kW a marca consegue uma autonomia quase de 100kms, sendo o restante assegurado pelo motor a combustão.
Uma referência para os bancos bastante mais envolventes desta versão, tanto na frente como atrás, demonstrativo do que este é o modelo mais desportivo
Dinamicamente, o Rafale arranca quase sempre em modo elétrico, silencioso q.b, com o motor de combustão e com vidros duplos laterais à frente. Trata-se de um modelo em que a potência surge de forma muito progressiva, onde sobressai a precisão do chassis, a competência das suspensões (menos confortável nesta versão, como é óbvio), a robustez, mas sobretudo a competência com que aborda cada curva, a que não é alheio o sistema de tração total e quatro rodas direcionais que mantém nos trilhos o Rafale, mesmo quando exageramos nas nossas investidas em curvas mais encadeadas ou percursos mais sinuosos, vindo ao de cima toda a competência da Renault na construção de automóveis desportivos
Preço da versão ensaiada 65.000€
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