A Hyundai continua a preparar o lançamento do novo Ioniq 5 N, a versão desportiva do seu crossover elétrico, que deverá chegar ao mercado em junho de 2024.
Para concluir os testes de desenvolvimento, o modelo foi submetido a rigorosas avaliações em condições extremas, no campo de provas da marca em Arjeplog, na Suécia, junto ao Círculo Polar Ártico.
Durante os ensaios, o Ioniq 5 N enfrentou temperaturas de até -30°C e pisos extremamente escorregadios, típicos daquela região. O objetivo foi garantir o equilíbrio ideal entre desempenho desportivo, segurança e controlo, mesmo nas condições mais exigentes.
“Assim como os nossos modelos N são aperfeiçoados nas curvas fechadas de Nürburgring, eles também são aperfeiçoados nas curvas fechadas e superfícies geladas do nosso campo de testes em Arjeplog, garantindo o máximo desempenho nas condições de inverno mais extremas”, afirma Till Wartenberg, Vice-presidente da N Brand Management e subdivisão de automobilismo da Hyundai Motor Company.
Este é o primeiro modelo 100% elétrico desenvolvido pela divisão de alta performance da marca, a Hyundai N, reconhecida pelo seu sucesso em competições como o Campeonato Mundial de Ralis e provas de circuito. Até agora, os modelos mais potentes da marca coreana – i20 N, i30 N e Kona N – utilizavam apenas motores térmicos.
Construído sobre a Plataforma Modular Global Eletrificada (E-GMP), o Ioniq 5 N conjuga tecnologia de competição com características de conforto e praticidade para o dia a dia. O modelo apresenta tração integral (AWD), uma estreia nos veículos da gama N, e conta com um sistema de motorização dupla otimizado para garantir alto desempenho em todas as condições de condução.
Entre os destaques técnicos está o N Drift Optimizer, que permite uma distribuição precisa do binário entre os eixos dianteiro e traseiro, ajustando também a rigidez da suspensão, o esforço da direção e o funcionamento do diferencial eletrónico de deslizamento limitado (e-LSD). Este sistema permite criar um modo de condução dedicado ao drifting, reforçando o caráter desportivo do modelo.
O e-LSD foi especificamente calibrado para este modelo, permitindo que a unidade de controlo eletrónico analise os dados dos sensores das rodas e direcione o binário necessário a cada uma delas, melhorando a tração, a capacidade de curva e a estabilidade em velocidade elevada ou em terrenos adversos, como gelo e neve profunda.
O Ioniq 5 N recorre ainda à tecnologia N Torque Distribution, que possibilita ao condutor ajustar a potência entregue a cada eixo em diferentes modos de condução, aproveitando a entrega imediata de potência típica dos veículos elétricos.
Leia este e outros artigos aqui.