Conduz um carro de caixa automática? Este erro está a destruir a sua viatura (e pode ser evitado)

Um mecânico está a chamar a atenção nas redes sociais para um erro frequente cometido por condutores de carros com transmissão automática – e que pode sair muito caro.

Conduz um carro de caixa automática? Este erro está a destruir a sua viatura (e pode ser evitado)

Um mecânico está a chamar a atenção nas redes sociais para um erro frequente cometido por condutores de carros com transmissão automática – e que pode sair muito caro.

Num vídeo partilhado no TikTok pela conta @talleresebenezer, o profissional explica o motivo por que muitos motoristas estão, sem saber, a danificar a caixa de velocidades dos seus veículos.

@talleresebenezer ¡No Cometas Este Error con la en tu coche Automático! 🚨  #mecanicodeltiktok #taller #tallermecanico #coches #mecanicaautomotriz #vehiculos #automovil #automocion #reparaciones #mecanicaautomotiva #cajadecambios #bmw #adblue #refrigerante #cuidado #mantenimiento #mecanicodeltiktok #taller #tallermecanico #coches #mecanicaautomotriz #vehiculos #automovil #automocion #reparaciones #mecanicaautomotiva #cajadecambios #bmw #adblue #refrigerante #cuidado  #mantenimiento #adblue #diesel #cristalizacion ♬ sonido original – Juan José • Talleres Ebenezer

Segundo o especialista, colocar a alavanca de mudanças diretamente na posição P (Park) enquanto o carro ainda está em movimento, mesmo que ligeiro, é um dos maiores erros que se pode cometer. “Isso pode partir a caixa”, alerta o mecânico. A recomendação é simples: primeiro, deve-se travar completamente o veículo com o pedal de travão, colocar a alavanca em N (Neutro), acionar o travão de mão e só depois mudar para P.

Conhecer o significado das letras faz toda a diferença

As transmissões automáticas apresentam várias posições identificadas por letras, cada uma com uma função distinta:

  • P (Park) – Usado quando o veículo está estacionado. Travar o carro com esta posição ativa o bloqueio da transmissão.
  • R (Reverse) – Coloca o carro em marcha-atrás.
  • N (Neutral) – Equivalente ao ponto morto. Usado em paragens momentâneas.
  • D (Drive) – Para condução normal em frente.
  • L (Low) – Disponível em alguns modelos, permite maior controlo do veículo em subidas ou descidas íngremes.

E nos semáforos? Deve-se colocar em N?

Outra dúvida comum entre os condutores diz respeito às paragens em semáforos. De acordo com o mecânico, embora não seja obrigatório colocar o carro em N nestas situações, fazê-lo pode ajudar a reduzir o desgaste da transmissão, especialmente em paragens mais prolongadas.

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