Líder na China, a BYD tem investido na globalização e, especialmente, na Europa, onde tem conseguido conquistar novos clientes, de forma paulatina e sustentada. Além de planear ir além dos carros 100% elétricos neste mercado, a fabricante chinesa quer, também, construir fábricas – e carros – por cá.
A China continua a ser, de longe, o maior mercado da BYD. Contudo, a empresa clarificou que pretende trabalhar no sentido de uma presença global robusta.
Para isso, e de modo a posicionar-se como um concorrente sério das marcas estabelecidas na Europa, a fabricante precisa de uma rede de concessionários mais forte, que transmita mais confiança, e uma linha mais alargada de modelos, especialmente híbridos plug-in.
BYD sabe que precisa de mais do que 100% elétricos para conquistar os europeus
De facto, apesar de ser largamente conhecida pelos seus carros elétricos a bateria, a fabricante vende, na realidade, mais híbridos plug-in.
Por isso, para penetrar num mercado que ainda não está totalmente convencido com os carros 100% elétricos, as alternativas híbridas poderão ser cruciais para o crescimento.
Atualmente, o único híbrido plug-in que a BYD oferece na Europa é o SUV Seal U DM-i.
Num evento recente, em Estugarda, na Alemanha, citado pela imprensa, Maria Grazia Davino, chefe regional da BYD que supervisiona vários mercados da Europa Central, confirmou os planos para trazer pelo menos mais dois híbridos plug-in para a Europa em 2025. A Alemanha é um dos principais mercados-alvo.
Nem toda a gente está preparada para os elétricos. Precisamos de algo mais para convencer o cliente. Todos os meses, encontramos o melhor equilíbrio entre o que o cliente quer e o que torna a distribuição bem sucedida. Num futuro próximo, teremos dois pilares: um totalmente elétrico e o outro DM-i.
Disse Davino, à Reuters.
De recordar que, além de trazer mais híbridos plug-in para a Europa, a BYD lançou recentemente a sua marca premium Denza, que se posiciona como rival de marcas como a Mercedes-Benz, a BMW e a Audi.
Esta marca começará por vender o seu Z9 GT, criado como concorrente do Porsche Taycan Sport Turismo, e, numa data posterior, iniciará as vendas locais da D9.