Citroën e-c3 – Sinta a cidade com energia: ë-C3 100% elétrico

A Citroën procedeu à renovação do seu modelo mais vendido e, desta vez, passou a incluir uma versão 100% elétrica, além de uma versão a combustão.

Citroën e-c3 – Sinta a cidade com energia: ë-C3 100% elétrico
Citroën e-c3

Sinta a Cidade com Energia: ë-C3 100% Elétrico

A Citroën procedeu à renovação do seu modelo mais vendido e, desta vez, passou a incluir uma versão 100% elétrica, além de uma versão a combustão.

Sabendo da importância que esta 4ª geração tem nas vendas da marca – um dos modelos mais vendidos –  a Citroën quis oferecer um produto não só renovado mas atraente, comercial e esteticamente

O novo modelo é baseado numa nova plataforma para modelos mais compactos e deriva da já conhecida e-CMP usada por outros modelos do grupo Stellantis

O C3 abandona as suas formas mais arredondadas para surgir com visual mais quadrado que transparece robustez e, ao mesmo tempo, elegância. Visto de qualquer ângulo parece maior do que na realidade é. O seu desenho conota-o com um mini SUV.

O interior é uma lufada de ar fresco, com um painel de instrumentos nada habitual, que surge integrado num “degrau” do tablier com um desenho horizontal. A legibilidade é muito boa, mesmo resumindo-se à informação essencial. Mantém também no tablier os habituais comandos do AC com botões físicos,  muito do agrado ainda de muitos utilizadores. O e-C3 não possui vários modos de condução, mas também não é necessário. Trata-se de um modelo urbano. Quanto à alavanca da caixa de velocidades é a mesma usada em vários modelos do grupo Stellantis e colocada na consola central. O volante estilizado e  muito retangular, estranha-se, mas depois é extremamente prático de utilizar e intuitivo, com a largura e diâmetro corretos.

Quanto ao espaço interior é muito interessante para a classe, tanto à frente como atrás, sendo que os bancos Advanced Confort (assim como as suspensões) são bastante confortáveis sem serem moles e garantem bom apoio lateral

O motor que o equipa tem 113 cv mais que suficientes para a relação peso potência do e-C3, tanto mais que a bateria não ocupa a totalidade do piso do carro mas fica por baixo dos bancos.

O ecrã central surge na posição ideal para não desviarmos a atenção da estrada, e o tablier, mesmo considerando, que quase todos os plásticos são duros  – normal para a classe  – o desenho é extremamente jovial e eleva a perceção de qualidade do modelo

Em termos dinâmicos o e-C3 é um modelo extremamente prático de conduzir. É essencialmente descomplicado e intuitivo. Célere quanto basta a arrancar, tem na sua praticidade um dos seus fatores críticos de sucesso. Os bancos acolhem-nos bem e o conforto em cidade – mesmo em mau piso (utiliza batentes hidráulicos) – é muito bom. A direção tem o peso ideal, leve quanto basta com um raio de viragem muito interessante num modelo que é eminentemente urbano e que garante até 300 km de autonomia

Possui três níveis de equipamento que lhe permitem começar nos 23.000€ e que terminam nos 28.000€ devido à extensa lista de equipamento, como pode ser o sistema de navegação, vidros escurecidos, barras no tejadilho, carregamento por indução

 

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