É mais barato o gasóleo do que carregar um carro elétrico, mas…

É mais barato o gasóleo do que carregar um carro elétrico, mas…

Este título pode gerar logo alguma confusão e até desconfiança, porque aquilo que é “normal” é um carro elétrico ser mais económico que um carro a gasóleo. Mas afinal o que está em causa?

Apenas fica mais caro carregar o carro elétrico se for na rede pública

De acordo com informações recentes, em abril, abastecer um carro a gasóleo ficava mais barato 49 cêntimos por cada 100 quilómetros percorridos que um carro elétrico. Mas atenção, isto apenas se aplica em carregamentos na rede pública, uma vez que carregar em casa fica por menos de metade do preço.

De acordo com o Observatório da Mobilidade Elétrica, desenvolvido pela UVE, é necessário pagar 7,89 euros num posto de carregamento público para percorrer 100 quilómetros com o veículo elétrico. Em abril de 2024, o mesmo percurso ficava por 7,66 euros. De referir que tal como acontece com os preços dos combustíveis fósseis, também há variações de preço nos carregamentos elétricos.

Há ainda outras justificações. O aumento de carregadores de alta potência na rede pública permitem carregar o carro de forma mais rápida, mas são mais caros. Nos carregadores mais fracos, também se estão a registar subidas. Pedro Faria, presidente da UVE, refere que …

A rede está muito sobrecarregada, temos muitos utilizadores a chegar e a rede vai acompanhando, mas é insuficiente. Em média, 90% da rede não está a ser utilizada. Agora, temos zonas onde essa ocupação é muito grande e não há uma aglomeração forte de carregamentos.

A rede de carregamento pública Mobi.E disponibiliza atualmente 6193 postos e 11 517 tomadas por todo o país. São mais 1805 do que há um ano.

Mariana Ludovino, porta-voz da Deco Proteste, referiu que “Os consumidores devem optar pelo carregamento doméstico, que é mais previsível e económico”.