Novo motor E-Tech 1.8L full hybrid de 160 cv da Renault: mais potência e menos combustível

Com a tecnologia full hybrid E-Tech, o automóvel inicia a marcha em modo elétrico para uma condução silenciosa. Os condutores podem permanecer em modo elétrico até 80% do tempo de viagem, dentro e fora da cidade

Novo motor E-Tech 1.8L full hybrid de 160 cv da Renault: mais potência e menos combustível

A Renault apresenta uma nova motorização E-Tech 1.8L full hybrid de 160 cv, com uma bateria de 1,4 kWh. Disponível apenas no Symbioz em Portugal, oferece mais potência e melhor resposta, para um menor consumo de combustível e apenas 99g de CO2/km.

Com a tecnologia full hybrid E-Tech, o automóvel inicia a marcha em modo elétrico para uma condução silenciosa. Os condutores podem permanecer em modo elétrico até 80% do tempo de viagem, dentro e fora da cidade.

As encomendas estão abertas e as primeiras entregas estão previstas para o 3º trimestre de 2025.

Para o Symbioz, a Renault anuncia, também, um novo motor mild hybrid a gasolina de 140 cv e está disponível a partir de 29.300 euros (PVPR) para a versão evolution. A motorização full hybrid E-Tech de 160 cv está disponível a partir de 37.800 euros (PVPR) para a versão esprit Alpine.

Com base na experiência em veículos elétricos, a Renault desenvolveu, em 2021, este inovador motor full hybrid E-Tech. Mais de 150 patentes foram registadas para esta tecnologia, que tira partido da experiência da Renault na Fórmula 1, nomeadamente em matéria de recuperação e regeneração de energia. Esta tecnologia cumpre os elevados padrões de desempenho e eficácia em muitos modelos da gama, desde o Clio ao Rafale.

Desde o seu lançamento, em 2021, a Renault já vendeu mais de 750.000 veículos equipados com o motor full hybrid E-Tech. A marca ocupa, atualmente, o segundo lugar nas vendas de veículos híbridos (HEV) na Europa e aumentou a sua participação, no mix de vendas, em 7,8% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Esta tendência confirma o crescente interesse dos clientes pela tecnologia híbrida como solução para uma transição energética e económica.

Para os clientes que ainda não estão prontos a fazer a mudança para um automóvel totalmente elétrico, os motores full hybrid E-Tech oferecem todos os benefícios dos motores elétricos: arranque silencioso, condução totalmente elétrica a baixa velocidade dentro e fora das cidades e regeneração da bateria através da desaceleração e travagem.

Mais potência e melhor desempenho híbrido para o Symbioz

Tal como na geração anterior, a arquitetura híbrida do novo grupo motopropulsor combina dois motores elétricos (e-motor de 36 kW e o High-Voltage Starter Generator HSG de 15 kW), com um motor de quatro cilindros a gasolina de 1,8 L, com potência de 109 cv (80 kW), associado a uma nova caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem e a uma bateria de 1,4 kWh. A caixa de velocidades permite passagens de caixa rápidas e precisas com perdas mínimas de potência. É também mais simples do ponto de vista mecânico, tornando-a ainda mais fiável.

Melhor desempenho

A injeção indireta da geração anterior foi substituída por um novo sistema de injeção direta. Assim, a injeção de combustível é ainda mais precisa e a queima do combustível otimizada a uma pressão de 350 bar, conseguindo-se, dessa forma, uma maior precisão e eficácia da combustão. Isto melhora o desempenho do motor, reduz as emissões e contribui para um menor consumo de combustível.

O binário do motor de combustão é de 172 Nm, ou seja, mais 22 Nm que a versão anterior. De salientar que o binário máximo está disponível a uma rotação mais baixa (cerca de 2.000 rpm) para um melhor desempenho e resposta, em particular durante a aceleração ou quando se ganha velocidade em estradas rápidas.

O Symbioz também melhorou a aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,1 segundos em comparação com os 10,6 segundos anteriores. Esta maior capacidade de aceleração proporciona uma experiência de condução mais ágil.

Nova bateria com uma capacidade de 1,4 kWh

A nova unidade de tração híbrida dispõe de uma bateria de 1,4 kWh (230V), contra 1,2 kWh da versão anterior. A maior capacidade da bateria aumenta a autonomia do veículo em modo elétrico, otimizando a eficiência do combustível e proporcionando maior flexibilidade aos condutores em trajetos urbanos ou viagens de curta distância.

Menor consumo de combustível e de emissões de CO2

O consumo de combustível é otimizado através da travagem regenerativa, combinada com a elevada capacidade de auto-carregamento da bateria de 1,4 kWh (230V) e a eficácia do sistema E-Tech. A nova cadeia cinemática full hybrid E-Tech do Symbioz consome apenas 4,4 litros/100 km, contra 4,6 litros da versão anterior. Este sistema permite uma economia de combustível até 40%, ao mesmo tempo que reduz as emissões de CO2 para apenas 99 g/km.

Mudanças de velocidade suaves

O tipo de transmissão foi mantido. O sistema de embraiagem de engrenagens substitui uma roda dentada e o anel sincronizador, numa disposição com menos peças de atrito de modo a aumentar a eficácia. A caixa de velocidades foi afinada para obter mudanças de velocidade mais rápidas e suaves. Ao reduzir a vibração e o ruído do motor consegue-se também maior conforto para os ocupantes. Além disso, a introdução de uma nova alavanca de velocidades eletrónica (e-shifter) proporciona uma maior precisão e uma ergonomia otimizada.

Maior capacidade de reboque

O novo grupo motopropulsor full hybrid E-Tech de 160 cv permite aumentar a capacidade de reboque de 750 kg para 1.000 kg. Isto proporciona maior flexibilidade para os condutores que rebocam um atrelado ou uma caravana.

Gama de motores alargada para o Symbioz

A Renault vai introduzir dois novos motores na gama Symbioz para satisfazer as necessidades dos clientes. Os novos motores são eficientes, têm um excelente desempenho, totalmente compatíveis com as novas normas ambientais.

Motorização mild hybrid 140 cv

No Symbioz, este primeiro nível de potência baseia-se num motor de quatro cilindros a gasolina de 1.3 litros, sobrealimentado e injeção direta. Disponível com uma caixa manual de 6 velocidades, esta versão consegue o equilíbrio ideal entre desempenho e economia de combustível. O motor é apoiado por um alternador de arranque e uma bateria de iões de lítio de 12 V.

Com o grupo motopropulsor mild hybrid 12V de 140 cv, o Symbioz disponibiliza um binário máximo de 260 Nm, disponível entre as 1.750 e as 3.500 rpm, e um consumo combinado de combustível de apenas 5,8 l/100 km, com emissões de CO2 a partir de 132 g/km.

Leia este e outros artigos aqui.