Não é um momento fácil para a indústria automóvel europeia. A chegada das marcas chinesas e as tarifas impostas pelos Estados Unidos vieram mudar o cenário. O CEO da Renault parece ter encontrado a solução. Fazer carros com “alma” que nem Elon Musk e a Tesla vão conseguir competir.
CEO da Renualt diz a verdade?
Luca de Meo, CEO da marca francesa, apresentou recentemente o seu livro Dicionário Sentimental do Automóvel. O CEO da empresa foi rápido a criticar os carros elétricos da Tesla, dizendo que são muito aborrecidos.
Eu digo sempre que todos os carros têm de ter um ‘E’, o ‘E’ de emoção. Se fizermos todos os carros iguais, vamos banalizá-los. Quando apresentámos o Alpine A390, alguém disse-me: ‘É um Tesla com alma’
“Um Tesla é como um frigorífico”
Elon Musk está mais do que habituado a receber críticas desde que se tornou o braço direito de Donald Trump, mas não é assim tão comum que estas venham das próprias marcas de automóveis. Luca De Meo não hesitou em afirmar que os carros elétricos da Tesla estão anos-luz à frente em termos de experiência e design.
O CEO da Renault foi mais longe e comparou os modelos do construtor americano a um frigorífico. De Meo acredita que o design da Tesla não tem personalidade, sendo até insípido, e a marca francesa tem a oportunidade perfeita para se destacar.
“Sabemos fazer carros com alma, com história. Temos um toque de emoção. Mas precisamos de um mercado que os possa comprar”, criticou o CEO da Renault. Isto vem após o aumento da regulamentação europeia nos últimos anos. Esta situação tornou-se o principal obstáculo para os fabricantes europeus e uma das razões para o aumento dos preços no mercado.
A marca francesa ainda não consegue competir em preço com os fabricantes chineses, e só agora começa a ser uma ameaça para gigantes como a Tesla com os seus carros elétricos. A Renault está focada num público muito específico: quer que cada condutor que compra um dos seus veículos se sinta especial.
Sempre lutei contra a banalização do automóvel. As pessoas lembram-se dos carros que tiveram e identificam-nos com fases das suas vidas. Não podemos perder essa dimensão emocional
A indústria automóvel europeia está mais competitiva do que nunca, e as marcas têm de superar os seus concorrentes para convencer os condutores. Luca de Meo está por trás do lançamento de 150 modelos e diz que tentou transmitir paixão em cada um deles.