A Volvo Car Portugal acaba de anunciar que Domingos Silva assumirá o cargo de diretor geral da empresa a partir de 1 de julho de 2025, sucedendo a Edson Ishikawa, que passará a desempenhar novas funções internacionais no seio do grupo Volvo Cars.
Com formação em Economia pela Universidade de Aveiro, Domingos Silva traz consigo uma experiência consolidada de duas décadas no setor automóvel. Iniciou o seu percurso profissional na Toyota Caetano Portugal em 2005, ingressando na Volvo Car Portugal no final de 2007, onde tem vindo a assumir funções de crescente responsabilidade. Após passagens pelas áreas de Planeamento e Logística, e pela função de Area Sales Manager, Domingos lidera desde 2014 o Departamento Comercial da empresa.
Sob a sua direção, a Volvo Car Portugal registou os melhores resultados comerciais da sua história, tendo em 2024 atingido um marco sem precedentes em termos de desempenho e eletrificação — tornando Portugal num verdadeiro caso de sucesso dentro do universo Volvo.
Prestes a assumir o novo cargo, Domingos Silva afirma que “é uma grande honra assumir a liderança da Volvo Car Portugal. Encaro este desafio com enorme sentido de responsabilidade e total confiança no talento da nossa equipa e na força da nossa rede de parceiros. Estamos preparados para continuar a transformar a mobilidade e a superar expectativas, com visão, ambição e proximidade com os nossos clientes.”
A partir de julho, Domingos Silva assumirá a nova função de Managing Director da Volvo Car Portugal, no âmbito de uma estrutura regional que promove maior agilidade e proximidade com os mercados. Este modelo de governance, já implementado noutras regiões da Volvo a nível global, insere-se numa lógica de coordenação ibérica e representa um reforço da capacidade local de resposta, mantendo o foco estratégico e operacional em Portugal.
Edson Ishikawa, por sua vez, iniciará também em julho de 2025 o seu mandato como novo Head da Região APeC (Asia Pacific excluindo China), reportando diretamente a Arek Nowinski, Presidente para a Europa e Resto do Mundo.
Sobre este novo desafio, Edson comenta “estou entusiasmado com a possibilidade de colaborar com as equipas da APeC, incluindo mercados estratégicos como Japão, Austrália, Coreia, Malásia, Índia e Tailândia. Será uma oportunidade para partilhar boas práticas, acelerar o crescimento e reforçar ainda mais a presença da Volvo numa das regiões mais dinâmicas do mundo.”
Esta transição marca um novo ciclo na Volvo Car Portugal, com continuidade na visão estratégica e no compromisso com a mobilidade sustentável, mas com renovado impulso para consolidar a posição da marca como referência no mercado nacional.
Todas as alterações entram em vigor a partir de 1 de julho de 2025.
Leia este e outros artigos aqui.