Fazer marcha-atrás ficou mais complicado para alguns proprietários da Volvo: a marca sueca viu-se obrigada a fazer um recall de mais de 400 mil veículos nos Estados Unidos devido a uma falha no sistema da câmara traseira que pode deixar os motoristas com o ecrã em branco quando engrenam a marcha-atrás. O recall foi oficialmente registado na Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) no passado dia 1.
Em causa estão estes modelos construídos entre 2021 e 2025:
– XC40
– XC60
– XC90
– S60
– S90
– V60
– V90
– C40 elétrico
No centro do problema está o sistema de infoentretenimento Google Built-in da Volvo, que, em condições específicas, pode gerar um código de falha que desativa a transmissão da câmara traseira.
Embora outros recursos de assistência ao motorista, como sensores de estacionamento e travagem de emergência, continuem a funcionar, a ausência da câmara aumenta a chance de um incidente, especialmente em situações de pouca visibilidade. A Volvo declarou que, até ao momento, não foi associado ao problema qualquer acidente ou ferimento.
Para remediar a situação, a Volvo oferece uma atualização de software gratuita. Os proprietários podem levar os seus veículos a uma concessionária ou, se preferirem, receber a atualização wireless — sem necessidade de visita de manutenção.
As cartas notificando os clientes afetados estão programadas para serem enviadas a partir de 24 de junho, e os motoristas também podem verificar se o seu veículo faz parte do recall consultando a base de dados da NHTSA.
Leia este e outros artigos aqui.