O sistema de direção autónoma de nível 3, baseado num radar LiDAR de alta potência, com que a Volvo equipou o seu SUV EX90, motivou um alerta: não tente filme ou fotografar o sensor ou pode danificar a câmara do seu dispositivo.
Esse perigo pouco conhecido, documentado no manual do fabricante, também levanta outra questão: esses lasers infravermelhos são perigosos para os olhos humanos?
Esse fenómeno não é exclusivo do SUV da Volvo: qualquer carro equipado com essa tecnologia avançada pode representar um risco se fotografado diretamente. Mas foi justamente um condutor do EX90 que relatou esse problema, depois de ver o seu telemóvel danificado.
A Volvo deixou o alerta: “As ondas de luz LiDAR podem danificar câmaras externas. Não aponte a câmara diretamente para o LiDAR. Como um sistema a laser, o LiDAR usa ondas de luz infravermelhas que podem danificar alguns dispositivos com câmaras, como smartphones.”
A partir de meados de 2025, os Volvo EX90 serão entregues com radares Lidar para melhorar a visão no escuro ou em condições climáticas adversas.
Os sensores mais avançados emitem pulsos de luz infravermelha de alta intensidade, invisíveis ao olho humano, mas não às lentes de uma câmara. Esses pulsos podem saturar e danificar os sensores CMOS das câmaras, se apontados diretamente para o transmissor, especialmente no modo de foto ou vídeo.
Entretanto, isso não acontece em todas as distâncias. De acordo com a publicação ‘The Drive’, que questionou a marca sueca sobre esse risco, a Volvo especificou que o fenómeno diz respeito principalmente a fotos em close. No vídeo, vemos os reflexos surgirem de forma anárquica assim que se faz zoom.
É perigoso para os olhos?
Além da câmara do telefone, é legítima a pergunta se esses poderosos raios infravermelhos também podem danificar o olho humano.
De acordo com o ‘Lidar News’, não é o caso. O olho humano é sensível à luz no espectro visível (aproximadamente 400-700 nm) e menos sensível à luz infravermelha próxima (NIR). 1550 nm é um comprimento de onda mais seguro para o olho humano, explicaram. Poucos carros possuem essa tecnologia atualmente, mas o seu número vai aumentar no futuro.
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