Apresentado na próxima segunda-feira no stand da Renault no torneio de Roland-Garros, em Paris, o Renault 4 Savane 4×4 Concept é um concept car de grande mobilidade, concebido para o “gentleman explorer” dos nossos dias. O nome Savane já era sinónimo de exploração nos anos 50 do século passado. E em 1986, a Savane continuou a sua viagem com uma versão do Renault 4 mais descontraída, mas ainda pronta para a aventura. Hoje, regressa com um automóvel que exprime um sentido de liberdade ainda maior.
Para isso, o Renault 4 Savane 4×4 Concept tem uma distância ao solo 15 mm superior à do Renault 4 E-Tech elétrico. O Renault 4 Savane 4×4 Concept beneficia de pneus Goodyear UltraGrip Performance+ 225/55 especiais – de 18 polegadas – com jantes específicas “Savane”, enquanto as vias dianteira e traseira são 10 mm mais largas de cada lado.
Acima de tudo, o Renault 4 Savane 4×4 Concept dispõe de um segundo motor elétrico no eixo traseiro para uma tração integral permanente. É ágil em percursos enlameados, nevados e sem pavimento, e mesmo em terrenos que exijam capacidades de todo-o-terreno. Este show car demonstra o potencial da plataforma AmpR Small para criar um automóvel elétrico do segmento B com tração às quatro rodas.
Além disso, o Renault 4 Savane 4×4 Concept apresenta uma carroçaria em verde jade, uma nova cor cujo aspeto é sublinhado pelos para-choques e cavas das rodas em preto brilhante. O tejadilho apresenta um tecido estampado, baseado em variações de pixéis, para um efeito de dissimulação. Os batentes convencionais dos para-choques dianteiro e traseiro são substituídos por novas peças impressas em 3D com propriedades de absorção de choques. Um logótipo específico “4Savane” pode ser visto na parte lateral do automóvel, enquanto a porta da bagageira indica a sua identidade como um 4×4.
O interior apresenta um design sofisticado, com bancos em tecido têxtil refinado em castanho profundo (TEP). Na parte superior do encosto, um padrão acolchoado de números 4 em tons tonais acrescenta um toque gráfico. Um padrão houndstooth proporciona um acabamento elegante para o revestimento do encosto e para os reforços laterais.
O painel de instrumentos também é revestido com um tecido refinado em castanho escuro. A costura superior em tons de castanho corre numa linha horizontal, até aos painéis das portas do condutor e do passageiro. Um logótipo 4Savane retroiluminado na faixa do painel de instrumentos confere ao show car a sua assinatura.
“Fiel ao espírito explorador do Renault 4 Savane dos anos 60, o concept-car Renault 4 Savane 4×4 leva ao máximo o lado aventureiro do Renault 4 E-Tech elétrico. A sua distância ao solo aumentada e as vias alargadas são combinadas com um sistema de tração integral permanentemente ativo que lhe permite enfrentar os terrenos mais difíceis”, indicou Sandeep Bhambra, Chief Designer Advanced da Ampere & Renault. “Com a sua cor única verde jade, combinada com elementos em preto brilhante e o interior em castanho profundo, confere-lhe um espírito chique digno de ‘gentlemen explorers’ desejosos de viagens sem limites.”
Renault 5 Turbo 3E e Renault 5 Roland-Garros em destaque
Após a sua revelação no final do inverno, o Renault 5 Turbo 3E instala-se esta primavera em Roland-Garros. Apresentado pela primeira vez ao público, numa vitrina cujo design espetacular está a par da sua aparência exuberante, o “mini-supercarro” elétrico será decorado em preto, amarelo e branco, à semelhança do Renault 5 Turbo que venceu a Volta à Córsega em 1982. Com a sua arquitetura de 800V e os 555 cv desenvolvidos pelos seus motores nas rodas, reflete o ADN inovador e as credenciais desportivas da marca Renault.
O entusiasmo em torno da revelação do Renault 5 Turbo 3E transformou-se em verdadeira emoção quando as encomendas foram abertas a 22 de abril. Mais de 700 clientes e 200 concessionários já reservaram um dos 1.980 exemplares disponíveis, agora com um preço de venda recomendado de 160.000 euros.
O Renault 5 E-Tech elétrico vai estar no centro das atenções com a série especial Roland-Garros. Elegante e desportiva, presta homenagem ao mundo do ténis e ao torneio de Roland-Garros. Disponível em quatro elegantes tonalidades, apresenta a Cruz de Santo André no interior e no exterior, inspirada na arquitetura do estádio. A bordo, o foco continua a ser Roland-Garros, com estofos especiais em cinzento claro, em tecido reciclado. Os encostos dos bancos dianteiros apresentam o logótipo do Roland-Garros gravado a quente, enquanto a consola central inclui um tapete de carregamento por indução em cor de barro.
O Renault 5 E-Tech elétrico Roland-Garros é uma versão disponível com a autonomia conforto, com uma bateria de 52 kWh para uma autonomia combinada de até 410 km WLTP.
Renault, fornecedor oficial de transportes com uma frota 87% eletrificada
Refletindo o seu compromisso com a mobilidade do futuro, a Renault apoia a transição ecológica do torneio, reduzindo todos os anos a sua pegada de carbono. Esta ambição é apoiada por uma frota de 187 automóveis E-Tech elétricos e full hybrid E-Tech, concebidos para o desempenho e a consciência ambiental. Os principais automóveis da frota 87% eletrificada são o Scenic E-Tech elétrico e o Rafale full hybrid E-Tech de 200 cv. O novo Renault Espace full hybrid E-Tech de 200 cv completa a oferta, ao lado do Renault 4 E-Tech elétrico, em estreia, e, naturalmente, da série especial Roland-Garros do Renault 5 E-Tech elétrico.
A Renault aproveita igualmente o torneio de 2025 para continuar a testar os vaivéns autónomos na estrada, em parceria com a WeRide. Dois miniautocarros elétricos autónomos farão a ligação entre a Porte d’Auteuil e a aldeia, servindo os numerosos espectadores esperados.
Ugo Humbert é o novo rosto de “La Lignée Renault” e “Give me 5”
Ugo Humbert, número 2 francês, é o novo rosto de “La Lignée Renault”. Ele junta-se ao programa “Give Me 5”, uma iniciativa lançada em 2022 para desenvolver o acesso ao desporto para jovens de áreas desfavorecidas. “Give Me 5” reúne embaixadores de renome para trabalhar em projetos com forte impacto social, combinando mobilidade sustentável, inclusão e acesso ao desporto.
Ugo Humbert junta-se a Casper Ruud, n.º 7 ATP e três vezes finalista do Grand Slam, Félix Auger-Aliassime, n.º 27 ATP, Diede de Groot, uma lenda do ténis em cadeira de rodas com 42 títulos do Grand Slam e Luca Van Assche, uma esperança do ténis francês e vencedor do torneio Roland Garros Júnior em 2021. Cada campo de ténis renovado no âmbito do programa “Give me 5” torna-se um local de encontro e de prática desportiva, gerido por associações locais com a participação dos embaixadores, a fim de manter um verdadeiro impacto social a longo prazo.
Leia este e outros artigos aqui.