Já se imaginou aquele dia em que chega ao carro, rodou a chave e não aconteceu nada… simplesmente ouviu um click. O problema pode ser da bateria do seu veículo. Saiba alguns sinais que podem ajudar a confirmar.
Cenários em que a culpa pode ser a bateria fraca
A falta de energia na bateria podem dever-se a vários fatores. No entanto, há alguns cenários que nos permitem ter quase a certeza que o problema é desse componente. Aqui ficam alguns exemplos:
- Luzes fracas ou que não acendem
- Ao tentar ligar o carro, as luzes do painel ou os faróis ficam fracas, piscam ou não acendem.
- Som de clique ao tentar arrancar
- Em vez do motor arrancar, ouve-se um clique, muitas vezes repetido, quando se roda a chave.
- Nenhuma reação ao virar a chave
- Ao tentar ligar, o carro não dá nenhum sinal de vida, parece “morto”.
- Equipamentos elétricos a funcionar mal ou desligados
- O rádio, os vidros elétricos, o ar condicionado ou outros equipamentos elétricos não funcionam ou funcionam mal.
Se a bateria tem vários anos ou o carro esteve parado muito tempo, pode estar descarregada ou estragada. Um cheiro forte a ovo podre ou sinais visíveis de fuga de ácido indicam problemas na bateria
As baterias têm uma vida útil média entre três a cinco anos, dependendo do uso, da qualidade e das condições a que estão sujeitas. Se a sua bateria já tem mais de quatro anos, mesmo que continue a funcionar, deve começar a estar atento a possíveis sinais de desgaste. Muitas vezes, a bateria pode parecer “em bom estado” até ao momento em que deixa de funcionar — e isso acontece quase sempre no pior momento possível.
Se souber usar um voltímetro, meça a voltagem. Uma bateria deve ter carga entre os 12,4V e os 12,7V com o motor desligado. Se estiver abaixo dos 12V, é melhor pensar em trocar.